Fortaleza vence Sampaio e garante melhor ínicio da história da Série B






Gustavo chegou ao 22º gol na temporada, sendo oito na Série B. ( Foto: José Leomar )


O Fortaleza Esporte Clube fez história na Arena Castelão. Após bater o Sampaio Corrêa por 1 a 0, na tarde deste sábado (2), o Tricolor garantiu o melhor início de uma equipe na Série B desde o implemento do sistema de pontos corridos, superando a campanha do Guarani/SP em 2009. O gol de Gustavo, artilheiro do Brasil e da Série B, garantiu a manutenção do Leão na liderança, que chega à sétima vitória em oito partidas disputadas, aproveitamento de 91,7%.

O resultado deixa o time comandado por Rogério Ceni com 22 pontos somados, chegando a oito mais que o 5ª colocado Coritiba, o que garante permanência no G4 na próxima rodada, quando a equipe encara o Vila Nova, na terça (5). Partida acontece no Serra Dourada, em Goiânia, às 21h30.

Já o Sampaio interrompe a série invicta de quatro jogos - três vitórias e um empate entre Série B e Copa do Nordeste - ficando estacionado na 12ª colocação com 10 pontos (3V/1E/2D). O próximo compromisso da equipe é no mesmo dia e horário do tricolor cearense. O adversário é o Avaí, no Castelão maranhense.





Recorde

O atual desempenho do Fortaleza na Série B supera a campanha do Guarani de Campinas, realizada em 2009. Apesar das duas equipes terem somado 22 pontos na 8ª rodada, o Tricolor leva vantagem no saldo de gols: 12 contra oito para o Leão.

Na vitória de 2 a 0 diante do Criciúma na última terça (29), a equipe cearense já havia alcançado a mesma pontuação de Corinthians (2008), Guarani (2009), Chapecoense (2013), Botafogo (2015) e Vasco (2016) até a sétima rodada. Todos estes times conquistaram o acesso à Série A do Brasileiro ao final da competição.

O jogo

Antes da partida, Rogério Ceni alegou que o Sampaio se tratava do adversário mais difícil na Série B até aqui. Só que dentro de campo, o que se viu foi um Fortaleza dominando as ações e desperdiçando muitas chances.

Vestido com uniforme amarelo e azul em homenagem à Seleção Brasileira que disputa o Mundial, o Leão já mostrou o cartão de visitas aos 3, com cabeceio de Gustavo no travessão, após cruzamento de Edinho. O poste ainda balançou mais uma vez sete minutos depois, com cobrança de falta de Dodô.

Com uma marcação no campo ofensivo, o Tricolor neutralizou facilmente a Bolívia Querida, que não conseguiu tocar sequer três passes consecutivos. Muito compacto, o time maranhense forçava o Tricolor a investir em jogadas laterais.

Bruno Melo, Tinga e Edinho e Dodô até chegavam nas extremas do campo, mas o cruzamento não surtia efeito, sempre interceptado pela defesa adversária. No esquema de ataque contra defesa, o primeiro tempo chegou ao fim com um sabor amargo pelo excesso de chances criadas sem reverter em gol pelo lado do tricolor cearense.

Na volta do intervalo, o panorama não foi alterado. Já aos 2, Gustavo tentou uma bicicleta dentro da área, passando próximo da meta de Andrey. O lance de maior perigo, no entanto, saiu dos pés de Marlon, ex-Sampaio, após cruzamento de Edinho pela direita. O meia finalizou livre dentro da área, mas pegou errado na bola e isolou.

De tanto insistir, eis que o Fortaleza fura a defesa maranhense. Aos 23, Jean Patrick rouba a bola na entrada da área, aciona Edinho em velocidade que infiltra e acha Gustavo livre, que só escora para o gol vazio. Hoje com a braçadeira de capitão, o atacante chegou ao 22ª gol na temporada, sendo oito na Série B - artilheiro nas duas situações.

No fim, Ceni ainda promoveu a entrada de Marcinho, reforço que chegou de empréstimo do Internacional. O atacante se posicionou aberto na ponta esquerda, demonstrando velocidade e habilidade para vencer a marcação da Bolívia Amarela.

O Fortaleza teve chance de ampliar aos 40, quando Wilson, que substituiu Gustavo, entrou em diagonal para receber de Jussani e chutar para defesa de Andrey. No rebote, Tinga tentou uma cavadinha para nova intervenção do arqueiro maranhense.

Ficha Técnica

Fortaleza 1X0 Sampaio Corrêa

Competição: 8ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B

Data: 02/06/2018

Horário: 16h30

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira/RN

Assistentes: Vinícius Melo de Lima/RN e Jean Márcio dos Santos/RN

Gol: Gustavo - 23´/2º T (1-0)

Cartões amarelo: Dodô (F), Jussani (F), Edinho (F), Cesar Sampaio (S), João Paulo (S) e Maracás (S).

Fortaleza: Marcelo Boeck; Ligger, Jussani, Tinga e Bruno Melo;Jean Patrick (Igor), Derley e Dodô; Edinho, Gustavo (Wilson) e Marlon (Marcinho). Técnico: Rogério Ceni

Sampaio: Andrey; Bruno Moura, Maracás, Joécio e Kayke; Cesar Sampaio, João Paulo, Silva (Fumaça) e Sobral; Bruninho (Danielzinho) e Carlão (Alexandro). Técnico: Roberto Fonseca