Aprece promove reunião com entidades voltadas para o treinamento profissional

Logo Aprece



A Aprece promoveu na manhã desta segunda-feira, 16 de julho, uma reunião com representantes do Sistema S (conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional), que fazem parte: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).

A reunião foi conduzida pelo vice-presidente da Aprece e prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz. Estiveram presentes também o presidente em Exercício do Sistema Fecomércio, Mauricio Fiziolo; o diretor do Sesc/Senai, Rodrigo Leite; o coordenador Jurídico do Senai/SFiec, Luiz Fernando; os assessores do Senai/SFiec, Rodrigo Andrade e Carlos Mesquita; e analistas do Núcleo Técnico da Aprece.

O encontro teve como finalidade firmar parceria entre a Aprece e estas instituições para levar capacitação profissional aos municípios cearenses que ainda não provém de recursos necessários e/ou que tem dificuldades para a inserção de pessoas no mercado de trabalho. A meta era nivelar o conhecimento de cada órgão sobre o assunto e viabilizar um trabalho em conjunto que possa auxiliar principalmente as cidades de pequeno porte, criando oportunidades para pessoas que não tem profissão ou que não tem qualificação, desempenhar atividades profissionais.

O vice-presidente da Aprece, Dr. Nilson Diniz, acredita que os menores municípios possuem dificuldades jurídicas para propiciar parceria com o Sistema, e com a interação entre a Aprece e essas instituições, o processo seja mais viável, dando uma segurança jurídica maior ao gestor municipal. “Há uma desinformação sobre o Sistema S. Existem ainda muitos gestores que não compreendem como é formado. E poderia ser dado um passo à frente para a abertura desta porta”, ressalta Dr. Nilson.

Para Mauricio Fiziolo já há parceria com alguns municípios, e nesses há um cuidado de fazer um trabalho primordial. “ A capacitação é abrangente, ampla. Não há necessidade de uma unidade física dos órgãos no município. O mais relevante é uma comunicação avançada para elevar a gestão”, afirmou o presidente em Exercício do Sistema Fecomércio.

Segundo o assessor do Senai/SFiec, Carlos Mesquita, a finalidade é bem próxima à do Fecomércio, mas mais voltada para a indústria. “Temos parcerias com municípios maiores, onde é mais aberta e mais disputada a contratação dos serviços do Sistema S, com todo o auxílio jurídico necessário”. De acordo com ele, são cursos voltados para a indústria, ministrados em unidades móveis ou com estruturas físicas, se os municípios dispuserem. Carlos considera muito forte o apoio da Aprece para apoiar os municípios nessa parceria.

A ideia é unificar os municípios e fazer um trabalho interligado e intensificar a capacitação profissional. Para isso, haverá uma reunião com o Grupo Gestor do Sistema S e Aprece para fazer os encaminhamentos necessários para uma apresentação formal aos municípios, por meio de palestras e apresentações para uma discussão maior sobre os serviços disponibilizados por esses órgãos para o desenvolvimento profissional do município. O objetivo da Aprece é oportunizar cada vez mais, desenvolvimento e geração de renda para os municípios.