Camilo aproxima deputados do pleito majoritário


Ex-opositores Genecias Noronha, Aderlânia Noronha e Leonardo Araújo chegaram à Residência Oficial com Cabo Sabino, que diz ser independente ( Foto: Kid Júnior )

Nos primeiros atos oficiais de pré-campanha, o governador Camilo Santana (PT) tem reforçado relação de proximidade com prefeitos e parlamentares que serão cabos eleitorais nos municípios durante a campanha que está por vir. Os gestores municipais, por sua vez, dizem que as movimentações eleitorais devem se intensificar apenas na campanha, mas, ainda que esta seja uma eleição geral, já trabalham pela reeleição do chefe do Executivo estadual e também pelo êxito eleitoral dos respectivos candidatos ao Legislativo. Muitos têm familiares na disputa, e afirmam que uma avaliação positiva das gestões municipais deve ser o fator que mais pode influenciar na transferência de votos a seus apoiados.

Na noite da última terça-feira, 119 prefeitos, de acordo com o Governo do Estado, participaram de encontro com Camilo Santana no Hotel Praia Centro, na Praia de Iracema, em Fortaleza. Ontem à noite, foi a vez de deputados federais e estaduais governistas irem ao encontro do petista, em reunião fechada realizada na Residência Oficial do Governo do Estado.

De acordo com a assessoria do Palácio da Abolição, 38 deputados estaduais e 10 deputados federais participaram do encontro. O secretário da Casa Civil, Nelson Martins, disse que o teor da reunião foi o mesmo da que havia sido realizada na véspera com prefeitos e que o governador convidou todos os deputados aliados para participarem do jantar-palestra de adesão no próximo dia 30.

Já entre os prefeitos, o apoio ao petista é dado como certo, mas, segundo alguns relataram ao Diário do Nordeste, a pré-campanha ainda tem sido tímida no Interior do Estado. Bismarck Maia (PTB), prefeito de Aracati, informou que, em 1º de setembro, tirará férias do cargo para "participar da campanha livremente". "Vou participar da campanha do Eduardo (Bismarck), do governador, do Cid, dos candidatos que a gente vai apoiar. Até lá, deixarei bem claro que a minha posição é foco na gestão".

Eduardo Bismarck (PDT), filho de Bismarck Maia, é pré-candidato a deputado federal. Para o prefeito, a avaliação da gestão deve influenciar na capacidade de transferência de votos neste pleito. "Sempre se diz que quem está na prefeitura carrega, pelo menos, boa parte dos votos", opinou. Segundo Maia, porém, em Aracati a pré-campanha ainda não se intensificou nas ruas. "Tem muita conversa daquelas pessoas que são geralmente os protagonistas. A população não está envolvida ainda", relatou.

Prefeito de Quixadá, Ilário Marques (PT), por sua vez, disse que a eleição deste ano no município tem um "fato inédito": seu grupo político uniu-se ao grupo do deputado estadual Osmar Baquit (PDT) e, após cinco pleitos disputando votos, eles trabalharão juntos para a eleição da deputada estadual Rachel Marques (PT), mulher de Ilário, à Câmara dos Deputados, e a reeleição de Baquit à Assembleia.

Expectativa

Ele também acredita que uma boa avaliação da gestão pode favorecer aliados. "Tenho me esforçado muito para conduzir a gestão municipal a ponto de que a população esteja satisfeita. Se a população está satisfeita, eu posso ter algum sucesso no processo eleitoral. O meu foco, de todo esse período, foi o foco da gestão. Nós temos, em Quixadá, um partido muito atuante. Para você ter ideia, o PT tem quase 3.500 filiados em Quixadá".

O prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro (PDT), faz parte do grupo político do senador Eunício Oliveira e torce para que, mesmo sob resistência do PDT, a aproximação "administrativa" entre o governador e o presidente do Senado evolua para a oficialização de aliança. "Nós, que fazemos parte do PDT, esperamos a orientação dos nossos líderes, mas, aqui embaixo, um grande número de prefeitos, seguindo orientação também por parte do governador, espera essa composição", destacou.

DN