Deputado José Guimarães considera positiva as negociações em torno do PSB e PC do B à candidatura de Lula


Ceará 247 - O deputado federal Jose Guimarães (PT-CE), considera que as negociações em torno do apoio do PSB e do PCdoB à candidatura de Lula estão evoluindo bem.


Segundo informou, dois grupos estão discutindo em nome do PT, com esses partidos, a construção dessa aliança e as conversas avançaram bem na última semana. Guimarães integra a comissão que está negociando com o PCdoB. A senadora e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann coordenada o grupo que está conversando com o PSB.

A prioridade do PT é a aliança em torno de Lula e isso irá reger as definições regionais. No caso do PSB, o principal fiador da aliança é o governador pessebista pernambucano Paulo Câmara, interessado em que o PT retire a candidatura da vereadora Marília Arraes, empatada tecnicamente com ele, nas pesquisas, o que facilitaria sua reeleição.

No caso do PCdoB, que tem a deputada federal Manuela D'Ávila como pré-candidata à presidência da República, uma eventual aliança passaria pela participação do partido na chapa de Lula.

Lula está em prisão política há mais de cem dias e o PT decidiu, mesmo assim, não abrir mão de sua candidatura. Ele lidera todas as pesquisas eleitorais e tem um papel central em qualquer cenário, na definição do processo eleitoral de 2018.