Casa do Mel de Santana do Acaraú recebe financiamento para sua conclusão









Vai sair do papel o projeto de implantação da Casa do Mel de Santana do Acaraú. A Secretaria do Desenvolvimento Agrária do Estado informou aos responsáveis pela iniciativa que a última parcela, de um total de R$ 200 mil, está sendo liberada nesta segunda-feira. A medida chega depois do trabalho de pressão política da Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos e Solidários da Universidade Estadual Vale do Acaraú – IEES-UVA, das apicultoras do grupo de mulheres que colhem doçura do Assentamento Alvaçan-Goiabeiras e sua Associação APISAdoçura, do Centro Cooperativo Popular (CEPOP-SANTANA) e da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Santana do Acaraú.

“Agora, completado o dinheiro, é trabalhar a execução final do ansiado empreendimento”, destaca o professor Chico Guedes, um dos idealizadores e coordenador geral da IEES-UVA.

Assim, a Casa do Mel, localizada no PA Alvaçan-Goiabeiras, que é sede da Associação das Apicultoras e Apicultores de Santana do Acaraú, APISA doçura, vai ser instalada na localidade de Águas Belas beneficiando diretamente 30 famílias da comunidade e estimulando, consequentemente, na avaliação de Catiana Maria, do CEPOP Santana, a produção de outros apicultores da região. Ela relembra que a luta por essa Casa do Mel começou em 2006, época do prefeito Antônio de Pádua, e, em 2012, surgiu uma emenda do então deputado Eudes Xavier. Com isso, já existem projeto arquitetônico e alguns equipamentos.

A apicultura (arte ou técnica de criar abelhas para extrair-lhes mel, própolis etc) tem cadastrado em Sobral (Zona Norte), por exemplo, 120 apicultores, que desenvolvem suas atividades com apoio de três Casas do Mel, para onde escoa a produção comercializada pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para venda de porta em porta. No Ceará são 8.500 criadores.

Eliomar de Lima