Defesa de Lula vai ao STF por mais prazo para substituir candidatura do PT




BRASÍLIA - A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com novo pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) por mais prazo para substituição do candidato petista na disputa presidencial. O prazo para a troca do candidato termina nesta terça-feira, dia 11 de setembro.



A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, negou o pedido do PT para estender o prazo para a substituição de Lula na chapa que concorre à Presidência. Ela enviou o recurso do ex-presidente ao STF. A defesa de Lula questiona a decisão do TSE de barrar o petista nas eleições com base na Lei da Ficha Limpa.



O novo recurso apresentado ao STF pede para adiar o prazo de substituição desta terça-feira, dia 11, para a segunda-feira da próxima semana, dia 17. A defesa do ex-presidente pede que o caso seja submetido ao colegiado do Supremo.



“Não é pedir muito. São apenas dois ou três dias para que o Supremo decida a questão- pacificando o país. Terá havido uma decisão da Suprema Corte. Uma decisão colegiada.”, afirma texto.

O ex-presidente Lula foi impedido pelo tribunal eleitoral de fazer campanha sub judice. A defesa pede também que o STF reforme a decisão do TSE que barrou a candidatura do ex-presidente. Insiste no argumento de que a decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU para o petista ser autorizado a se candidatar deve ser respeitada.



O advogado da área eleitoral do PT Luiz Fernando Pereira recomendou que o partido espere a votação sobre a candidatura de Lula no STF antes de anunciar a substituição por Fernando Haddad. Pereira esteve com Lula e Haddad na Superintendência da Polícia Federal em Cutitiba, na manhã desta segunda-feira.

- Tem de esperar o STF. Se eles (Lula e Haddad) decidiram outra coisa foi depois que eu saí da reunião - falou aos repórteres, ao sair do prédio para almoçar.

A reunião com Lula, Haddad e advogados deve ser retomada ainda na tarde desta segunda-feira.