PT aguardará fim do prazo e lançará chapa Haddad - Manuela nesta terça(11)







O PT levou “até o fim” a estratégia de manter a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, tal como prometera, e só nesta terça-feira (11), prazo final dado pela legislação eleitoral, fará a oficialização da candidatura de Fernando Haddad a presidente, tendo como vice Manuela D’avila, do PCdoB.


Por 25 dias, a defesa de Lula apresentou sucessivos recursos à Justiça Eleitoral e ao Supremo Tribunal Federal, e, até aqui, não conseguiu suspender a inelegibilidade do ex-presidente que teve o registro negado por incorrer na Lei da Ficha Limpa. Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo TRF-4, no caso do tríplex no Guarujá.


Havia entre petistas a expectativa de que, nesta segunda (10), em encontro em Curitiba, Lula pudesse divulgar uma carta de apoio à candidatura de Fernando Haddad – escolhido seu substituto em 15 de agosto, quando o partido anunciou a que ficou chamada de “chapa tríplex”, que apresentava Fernando Haddad como vice e Manuela D’Ávila como possibilidade de ser a vice do PT.


Isso não aconteceu porque advogados do ex-presidente o convenceram a insistir na estratégia jurídica de insistir na candidatura até o fim do prazo.


O argumento de advogados era o de que o ministro Celso de Melo, do STF, concederia liminar atendendo ao pedido de suspender a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (que negou o registro de sua candidatura) até outra decisão do STF, para que ele pudesse fazer campanha até o dia 17 – data limite para a substituição de candidatura.


O PCdoB já foi orientado a homologar a candidatura de Manuela D’avila para que seja oficializada a chapa Haddad-Manuela.


O lançamento da já conhecida chapa da aliança PT-PCdoB, Fernando Haddad e Manuela D’Ávila, deve acontecer depois de reunião da Executiva Nacional do PT, marcada para as 11h desta terça, em Curitiba.


A propaganda eleitoral do PT na noite desta terça já deve trazer a nova composição da chapa.

Com informação do G1