-- ANUNCIE AQUI ! ---------------------------------------------------------------------------

07 outubro 2018

Mapa do Voto: Mais da metade dos eleitores se concentram em 20 municípios



Resultado de imagem para imagens de eleições 2018



Ao longo da campanha eleitoral que terminou ontem, o Diário do Nordeste percorreu ruas, estradas e vielas em busca de respirar o ar da disputa pelo voto nas diferentes regiões do Ceará. Este acompanhamento trouxe à sociedade as mensagens de eleitores, candidatos, autoridades e especialistas. Hoje, o dia de ir às urnas, este Jornal apresenta um raio X do voto em todas as regiões, com base no mapa de planejamento do Estado, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece).

Foco dos candidatos e região de maior pujança econômica do Ceará, a Grande Fortaleza apresenta-se como o principal centro urbano e o maior contingente eleitoral. São mais de 2,7 milhões de eleitores distribuídos em 19 municípios. Por conta disso, foi a principal área de atuação dos cinco candidatos a governador, além de palco da batalha pela simpatia dos eleitores travada pelas centenas de postulantes à Assembleia e à Câmara.

A Capital concentra 1,7 milhão de eleitores e as maiores estruturas de campanha montadas pelos partidos. Além de Fortaleza, os municípios de Caucaia (segundo maior colégio eleitoral cearense), Maracanaú e Maranguape são outros importantes polos.

A área é palco de intensa disputa nos processos eleitorais, principalmente na Capital que tem promovido uma constante alternância de poder desde a reabertura democrática na década de 1980, nas disputas à Prefeitura. Quando chamado a escolher o governador, o fortalezense também tem dado maioria a diferentes partidos ao longo dos anos.

Na região do Cariri, sul do Ceará, cerca de 29 municípios ultrapassam os 700 mil eleitores aptos. Um dos maiores centros da fé católica do Nordeste, sua principal cidade, Juazeiro do Norte, com seus quase 169 mil eleitores, é território cobiçado pelos candidatos. Crato (cerca de 83 mil) e Barbalha (43 mil) são outros ícones que representam a densidade eleitoral da Região. Esta última é o domicílio eleitoral do governador Camilo Santana (PT), embora a administração municipal seja do PSDB, partido adversário do chefe do Executivo.

Sobral é o principal Município da região Norte do Estado com 137 mil aptos a votar. O conjunto de cidades que a cercam reúne 366 mil votantes. Um dos principais polos econômicos do Estado, a "Princesa do Norte" é também o berço político de Cid e Ciro Gomes. Em ato simbólico, o candidato a presidente da República pelo PDT realizou grande ato na cidade, ontem, atraindo os holofotes de todo o País para o Interior cearense na véspera da eleição.

O Vale do Jaguaribe aparece como a quarta região de planejamento com maior número de eleitores. Russas e Limoeiro do Norte são municípios-chave na hora em que os candidatos começam a planejar os atos de campanha no Estado.

Total

O Sertão Central aparece na sequência com um total de 284 mil votantes que devem comparecer às urnas neste domingo. O maior Município é Quixeramobim, com mais de 56 mil eleitores, que aparece fechando a lista dos 10 maiores do Estado.

Em todo o Ceará são 6.344.483 eleitores divididos em 184 municípios. Com eleitorado majoritariamente urbano, mais da metade dos votantes se concentra nos 20 maiores colégios eleitorais. São cerca de 3,3 milhões de cearenses. Juntos, os outros 164 menores municípios concentram pouco mais de 3 milhões de votos. As maiores cidades, entretanto, estão divididas por todo o território estadual.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial