Fluminense e Vasco escapam da queda; América (MG) e Sport caem para Série B






Resultado de imagem para Campeonato Brasileiro 2018 Série AO Fluminense e o Vasco escaparam do rebaixamento para a Segunda Divisão com os resultados da 38ª rodada do Brasileiro. No Maracanã, o Fluminense venceu o América-MG por 1 a 0, gol de Richard, num jogo em que o tricolor Julio Cesar defendeu um pênalti. O resultado não só salvou o tricolor, como o classificou à Sul-Americana de 2019.



Além do time das Laranjeiras, também estão na competição continental Atlético-PR, Botafogo, Santos, Bahia e Corinthians.

Em Fortaleza, o Vasco empatou com o Ceará em 0 a 0, resultado suficiente para garantir a permanência na Série A.

Caíram o América-MG e o Sport, que venceu inutilmente o Santos por 2 a 0, na Ilha do Retiro. Ameaçada antes do início da rodada, a Chapecoense venceu o São Paulo por 1 a 0 em Chapecó e se segurou na elite. Vitória e Paraná já haviam sido rebaixados antecipadamente.

2019: o Brasileiro mais nacional da fórmula atual

O Campeonato Brasileiro de 2019 será o mais nacional desde 2006, quando se consolidou a fórmula atual, com pontos corridos e 20 clubes.

Serão dez estados representados pelos 20 clubes qualificados.

AL: CSA

BA: Bahia

CE: Ceará e Fortaleza

GO: Goiás

MG: Atlético-MG e Cruzeiro

PR: Atlético-PR

RJ: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco

RS: Grêmio e Internacional

SC: Avaí e Chapecoense

SP: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo

Chama a atenção a presença de quatro clubes de três estados nordestinos (Bahia, CSA, Ceará, Fortaleza), que mantiveram os 20% de participação registrada neste ano. É a primeira vez que um clube alagoano participa da fórmula dos pontos corridos, implantada em 2003, mas com 26 clubes: o CSA não visitava a elite brasileira desde 1985.



Em 2019, retorna a região Centro-Oeste por meio do Goiás, que anunciou ontem o técnico Maurício Barbieri, que comandou o Flamengo em boa parte da Série A atual.

O que parece mais difícil é a região Norte do país voltar a ver um clube na Série A. Mais forte da região, o futebol paraense não terá representantes na Série B, uma vez que o Paysandu caiu para a Terceira Divisão.

O Globo