Padre diz que bispo em SP pediu R$ 50 mil para uso pessoal





AMERICANA e LIMEIRA - A diocese de Limeira, em São Paulo, já abalada pelo afastamento recente de um padre acusado de assédio sexual, incluindo menores de idade, agora se vê às voltas com outro escândalo, de denúncias de corrupção envolvendo o bispo dom Vilson Dias de Oliveira. Em depoimento na delegacia seccional de Americana, cidade daquela região, o padre emérito Ângelo Francisco Rossi disse anteontem que, em 2012, o bispo dom Vilson lhe pediu R$ 50 mil para pagar a compra de armários para a casa própria do religioso em Guaíra, cidade natal do bispo no norte de São Paulo.



Em depoimento a que O GLOBO teve acesso, o padre Ângelo disse que se recusou a atender ao pedido do superior. Poucos meses depois foi substituído na paróquia da basílica de Americana, onde atuava na ocasião, pelo padre Pedro Leandro Ricardo, alvo das acusações de assédio sexual e também suposto desvio de verbas. Por conta das denúncias, no final de janeiro o padre Leandro foi suspenso de suas funções eclesiásticas por tempo indeterminado. As acusações foram feitas de forma anônima e embasaram a abertura de uma investigação, que corre em sigilo.

O bispo é investigado por casos de extorsão e coação, além de supostamente acobertar denúncias de abuso sexual de menores contra o padre Leandro. Ele nega as acusações. Dom Vilson tem sob seu comando 102 paróquias em 16 municípios paulistas que estão na área de abrangência da diocese de Limeira.

Em nota, a diocese de Limeira e o bispo Dom Vilson informaram que não irão se manifestar, até que o inquérito seja concluído e todas as testemunhas, inclusive as de defesa, sejam ouvidas.

O GLOBO confirmou as informações com fontes que acompanham as investigações, também em segredo de Justiça.

O padre Ângelo narrou que o encontro com dom Vilson ocorreu na casa episcopal de Limeira. Segundo ele, na ocasião, o bispo solicitou que o dinheiro fosse retirado da igreja Santo Antônio de Pádua, em Americana, na época sob o comando de Ângelo.

O GLOBO