Leônidas Cristino pede ao ministro da Infraestrutura conclusão de obras de estradas paradas no Ceará

Resultado de imagem para Imagens leônidas Cristino

Com a bancada federal, o deputado Leônidas Cristino participou, quarta-feira, 27, de audiência com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas. Na ocasião , o parlamentar cearense pediu providências para agilizar a conclusão das obras dos pontos críticos da BR-222 (Variante dos Frios, Contorno de Umirim e Travessia de Tianguá), da duplicação da BR-222, trecho da BR-020 ao Porto do Pecém e o Anel Viário da Região Metropolitana de Fortaleza.

No encontro, também foi discutida a manutenção das pontes, viadutos e túneis de responsabilidade do Dnit e a situação dramática do sistema Ferroviário Nacional. O tema da infraestrutura do Ceará foi abordado, antes da chegada do ministro, com o diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) André Kuhn. O diretor afirmou que os projetos para os viadutos de acesso a vários municípios estão prontos, mas faltam recursos para dar andamento às obras.

O deputado Leônidas lembrou que é preciso atuar na manutenção das obras viárias, que são constantemente degradadas. Citou como exemplos o contorno de Tianguá, Umirim, Forquilha e outros trechos. O ministro
concordou que o anel viário é prioridade, mas não prometeu nada, sinalizando para a necessidade de recuperação de algumas rodovias. Mas não quis se comprometer com nenhuma obra especificamente.

Tarcísio Gomes observou que rodovia é igual a um ser vivo e comparou a patologia de pavimento ao câncer - “se a gente não cuidar, vira metástase. A estrutura trinca, entra água e se deteriora. Quando não temos dinheiro, rapidamente a malha se deteriora”. Com relação à Ferrovia Transnordestina, o ministro disse que precisamos de uma atitude pactuada entre Legislativo e Executivo e assinalou que já devia ter sido decretada a caducidade da concessionária, para finalizar a obra ou construir uma solução.


Com informações, Assessoria do deputado