Michel Temer é preso na Operação Lava Jato





O ex-presidente Michel Temer foi preso em São Paulo, nesta quinta-feira, 21, pela Operação Lava Jato do Rio. Temer recebeu voz de prisão da Polícia Federal quando saía de sua residência logo no início da manhã, na rua Bennet, no Jardim Universidade, zona oeste da capital paulista. Clique aqui para ver o vídeo do momento da prisão.

A PF faz buscas na casa de Temer e também em seu escritório.

O ex-ministro Moreira Franco (Minas e Energia) também foi preso. Também foi decretada a prisão preventiva de João Batista Filho, o Coronel Lima, amigo do ex-presidente, a mulher dele, Maria Rita Fratezi, seu sócio, Carlos Alberto Costa, o ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro.



A prisão de Temer e dos demais alvos são decorrentes daOperação Radioatividade, investigação que apurou crimes de formação de cartel e prévio ajustamento de licitações, além do pagamento de propina a empregados da Eletronuclear. Após decisão do Supremo Tribunal Federal, o caso foi desmembrado e remetido à Justiça Federal do Rio de Janeiro.

O inquérito que mira Temer e seus aliados tem como base as delações do empresário José Antunes Sobrinho, ligado à Engevix.

SÃO PAULO - O ex-presidente Michel Temerchegou há pouco à Superintendência da Polícia Federal, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde permanecerá preso no âmbito da Operação Lava Jato. Temer deve ser acomodado em uma sala na sede da PF.



Originalmente, a expectativa era de que Temer fosse levado à Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, na região metropolitana da capital. O juiz Marcelo Bretas, entretanto, reviu a orientação original, atendendo à justificativa de que o emedebista deve ter tratamento isonômico ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba. (Vinicius Neder)

Coronel Lima sentou no sofá e tentou esconder celular da PF

O coronel reformado da Polícia Militar João Baptista Lima Filho, preso nesta quinta-feira, 21, pela Operação Descontaminação, tentou esconder celular após a chegada da Polícia Federal a sua casa em São Paulo. O coronel Lima disse aos agentes que estava passando mal e sentou no sofá da sala de sua residência. Quando se levantou, a PF encontrou os aparelhos embaixo de uma das almofadas do sofá.



Coronel Lima é amigo do ex-presidente Michel Temer (MDB) há mais de 40 anos. A Descontaminação, desdobramento da Lava Jato, afirma que o militar reformado da Polícia Militar de São Paulo é um dos operadores financeiros do emedebista. Leia mais no Blog do Fausto Macedo.






Grupo tentou depositar R$ 20 milhões em espécie

Em outubro do ano passado, o Coaf registrou uma tentativa de depósito de R$ 20 milhões em espécie na conta da empresa Argeplan, do coronel João Baptista Lima Filho, amigo do ex-presidente Michel Temer. Segundo a procuradora Fabiana Schneider, em coletiva nesta tarde de quinta, 21, o banco não aceitou. Lima Filho também foi preso na manhã de hoje. Leia mais. (BR18)