Primeiro comitê estadual Lula Livre é lançado no Ceará



Guilherme Boulos. Foto: Marcos Felipe

Quadros nacionais do PT, PSOL e da CUT fizeram uma breve análise da conjuntura social e política nacional na atividade.


“Ontem completamos um ano do dia mais triste da nossa historia. E nós, naquela época nem sabíamos quantas injustiças iriam acontecer neste um ano. E mesmo assim, ele não recuou, ele não buscou acordos menores. O Lula manteve sua posição altiva e corajosa. E isso deve ser pra nós um exemplo de que pra tirar o lula de lá e interromper essa prisão injusta, temos que mudar a correlação de força e tem que ser feita com uma frente ampla. A luta por lula livre não é apenas de um partido, é a luta de aqueles e aquelas por democracia, que não aceitam presos políticos nesse país”, disse Guilherme Boulos, ex-candidato a presidente pelo PSOL.Ex-senador Lindbergh Farias. Foto: Marcos Felipe

O ex-senador Lindberg Farias (PT/RJ) explicou sobre a emoção de ser nordestino e lançar o primeiro Comitê Estadual do Brasil em uma cidade do Nordeste. “Lula fortaleceu o Brasil e a América do Sul. O Lula é a única pessoa que liga todo mundo. Precisamos desse espaço de resistência para defendê-lo. Só tem uma chance de enfrentar a ofensiva da direita e é se organizando”, disse. “Eu sei que não é tão fácil, e me coloco a disposição do Ceará para ir ao interior para construir mais comitês. Juntos vamos conseguir que Lula seja absolvido pela historia deste país”, explicou.

A parte cultural se deu com os companheiros Parahyba de Medeiros e a DJ Renatinha.

Resistência

A companheira Carmen Foro, vice-presidenta da CUT Nacional, reafirmou que o momento é gravíssimo. “O país está á venda, o golpe continua e nós temos que continuar na resistência dia e noite”. Estamos lutando pela liberdade do filho mais ilustre deste pais que também passou pela nossa Central sindical, que fundou o PT e a CUT e que é a razão de estarmos aqui hoje nesta jornada em defesa de sua liberdade. Para nós da CUT a liberdade de Lula é decisiva para que a gente derrote a reforma da Previdência, pois sem democracia não haverá direitos. Não calaremos nossa voz.



O Ato político de lançamento do Comitê Lula Livre Ceará também foi de desdobramento de agendas. A deputada Federal e membro do diretório Nacional do PT, Luizianne Lins reforçou que “a primeira tarefa é que o comitê não tem dono. Não é de ninguém, mas ao mesmo tempo é de todo mundo. A tarefa é de cada um de nós. Precisamos seguir os eixos fundamentais dos comitês que são comunicação, cultura, mobilização e envolvimento da sociedade civil”, explicou. Dentre as tarefas, a primeira reunião de trabalho do Comitê Lula Livre Ceará ficou definida para acontecer no próximo dia 22 de abril, às 18h, no Instituto Frei Humberto.

Por Polianna Uchoa, comunicação do PT Ceará