Leônidas Cristino faz pronunciamento na Câmara Federal enaltecendo as comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral




O deputado federal Leônidas Cristino fez pronunciamento na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 14 de maio, sobre a exposição no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães que ressalta as comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral.


“Senhor Presidente,


A Câmara dos Deputados incorpora-se à programação das comemorações dos 100 anos da confirmação da Teoria da Relatividade Geral formulada pelo físico alemão Albert Einstein com uma exposição no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães.


O Centenário do Eclipse de Sobral é o tema de exposição realizada por esta Casa no período de 13 de maio a 07 de junho e atende a uma solicitação conjunta de nossa autoria e do deputado André Figueiredo, líder do meu partido, PDT.


A cidade cearense de Sobral, palco das observações astronômicas realizadas há um século, planejou uma extensa programação para comemorar o Centenário.


Faz parte do calendário o lançamento do selo comemorativo do Centenário do Eclipse de Sobral, no próximo dia 29, e o Encontro Internacional Centenário do Eclipse de Sobral (1919-2019), que acontecerá de 28 a 30 de maio, no Centro de Convenções no município.


Serão três dias de palestras, painéis sobre Astronomia, Astrofísica, História do Eclipse de 1919, Relatividade Geral e Cosmologia, lançamentos de livros, apresentações do Festival Euroquestries, e outros eventos.


O episódio, que para Ciência marcou a história do universo e do Brasil, parece ter influenciado os destinos de Sobral. O município é hoje referência nacional na Educação Pública e tem sido destaque em outras áreas como Saúde, Empreendedorismo e Gestão.


Tudo começou quando uma expedição de cientistas da Inglaterra e Brasil se deslocou até Sobral para observar, no dia 29 de maio de 1919, o mais famoso Eclipse Solar da história. A observação ajudou a confirmar a teoria geral da relatividade, que superou a teoria gravitacional de Isaac Newton, um conhecimento consolidado há dois séculos, e que veio a alterar profundamente a visão do universo pelo homem.


O episódio faz parte da história de Sobral, do Brasil e do Universo. Estão de parabéns a Prefeitura Municipal de Sobral, Governo do Estado do Ceará e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) pela participação decisiva na realização de toda a celebração do acontecimento que marca a história da ciência ocidental.


Com essa exposição a Câmara se integra aos festejos de um feito que consagra a Ciência como uma das mais altas realizações da humanidade, junto à Educação, Tecnologia, Arte, Cultura e ao Meio Ambiente. São áreas priorizadas por todas as grandes nações.”


Leônidas Cristino
Deputado Federal (PDT - CE)