Nordeste em disputa



É HOJE! Fortaleza e Botafogo-PB começam a decidir a Copa do Nordeste. A expectativa é de um Castelão lotado (Foto: Mateus Dantas/Mateus Dantas)

Em dois anos sob o comando de Rogério Ceni, o Fortaleza vai para a terceira final de campeonato. Hoje à noite, a partir da 21h30min, o Leão começa a decidir o título da Copa do Nordeste contra o Botafogo-PB. O primeiro duelo será no Castelão, onde o Leão vai tentar construir uma vantagem para levar ao estádio Almeidão na próxima quarta-feira.

Apesar do desejo em faturar a terceira taça em 17 meses - uma delas foi a da Série B do Brasileiro, que foi conquistada em pontos corridos e não numa final -, o técnico tricolor já alertou que só vai jogar quem estiver com plenas condições físicas. No domingo, o time enfrenta um concorrente direto pela Série A do Brasileiro.


Ceni também não poderá contar com o volante Juninho, além dos atacantes Kieza, André Luís e Júnior Santos. Com exceção do último, que está suspenso pelo terceiro carão amarelo, os outros três chegaram ao Fortaleza quando o prazo para inscrição de novos atletas na Copa do Nordeste já tinha se encerrado.

Com todas essas questões, somadas aos treinos fechados no CT Ribamar Bezerra, é impossível saber ao certo com que escalação o Fortaleza começa a partida. A única certeza é de que o goleiro Marcelo Boeck abre a sequência dos onze titulares, já que o Nordestão foi designado como uma das competições dele.

O adversário do Leão, apesar de ser participante da Série C do Brasileiro, é dono da melhor campanha na Copa do Nordeste. Tem como destaque a defesa, que sofreu apenas cinco gols, sendo a menos vazada do torneio. O Belo foi o único time a vencer o Fortaleza na competição, ainda na fase de grupos, no Almeidão.

Naquela época (fevereiro), o técnico tricolor ainda buscava um esquema tático para o time e fazia testes no elenco. Ciente disso, Evaristo Piza, comandante do time paraibano, traçou uma estratégia para conquistar a taça em casa, diante da torcida. "Nós temos que sair daqui vivos para o jogo da volta. Perder para o Fortaleza no Castelão é normal, o que não podemos é aceitar um placar elástico", disse.

Ele não poderá contar com jogadores importantes. O volante Rogério e o meia-atacante Marco Aurélio tomaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos. Outros seis chegaram fora do prazo de regularização e também não estão à disposição: João Guilherme, Fred, Erivélton, Kelvin, Hiago e Felipe Alves.

A entrada de torcedores dos dois times foi assegurada ontem, em reunião no Ministério Público do Ceará (MPCE), mas a carga para visitantes é de 500 ingressos e quem adquirir o bilhete não poderá adentrar na praça esportiva com qualquer apetrecho de torcidas organizadas.

Os dois duelos da final da Copa do Nordeste vão ter o auxílio do árbitro de vídeo (VAR), custeado pela CBF. A tecnologia será usada pela primeira vez no torneio.