Município de Cariré realizou primeiro pagamento do PAA








Segundo nosso Prefeito Elmo Aguiar: "Estamos bastante feliz com o pagamento feito aos nossos agricultores, na ordem de 66 mil reais distribuídos a 13 agricultores de várias localidades rurais: Almas, Retiro, Meio Dia, Flores, Anil e outros, além da sede do Município, sendo, portanto, o maior Programa de Aquisição de Alimentos da Região Norte, depois de Sobral, que realiza diretamente com o Ministério da Cidadania. É um Programa que fortalece o nosso principal emprego, que é a agropecuária familiar ,porque compra produtos dos agricultores para serem doados para entidades sociais, como escolas, APAE Cariré e outros.O fortalecimento desta cadeia produtiva nos interessa porque todos os seus elos se realizam em nosso Município: produção, geração de empregos, aquisição de insumos, comercialização e consumo dos produtos. Por isso o Município de Cariré é provavelmente o primeiro município do Ceará e um dos primeiros do Brasil a institucionalizar as Compras Institucionais, ou seja, comprar diretamente dos nossos agricultores produtos que são adquiridos pela STDS de Cariré e pelo Hospital Municipal, oferecendo melhor qualidade nas refeições que são servidas por estas instituições, e o melhor, normalmente por preços bem mais baixos do que os oferecidos pelas empresas que ganhavam as licitações até então".

"Neste sentido, o dia de ontem, quinta-feira, 01 de agosto de 2019, através deste pagamento do PAA, foi o coroamento de uma política que é levado a sério em nosso Município e, por isso, é articulada e priorizada pela Gestão Municipal, que é o fortalecimento da agricultura familiar em todos os seus elos, mas, principalmente, em sua comercialização", concluiu o Prefeito Elmo Aguiar.




Já Cláudia Gonçalves, secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Cariré, responsável pela Coordenação e Execução do Programa de Aquisição de Alimentos - Modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS) em Cariré, assim completou:"O PAA é um Programa do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA-CE) e as Prefeituras Municipais que o aderirem, como é o caso de Cariré. Estamos a quase nove anos operacionalizando o Programa em Cariré, que vem dando suporte aos nossos agricultores, confiança em sua produção e aumentando a sua influência, quando nosso Prefeito Elmo Aguiar também institui de forma pioneira no Ceará e um dos poucos do país a comprar diretamente dos agricultores produtos para as refeições servidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SVFV) de Cariré de nossa STDS. Por exemplo, se acrescentarmos o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é praticamente o ano todo".


Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Cariré, através das suas Secretarias, vêm adquirindo alimentos dos agricultores de Cariré para serem consumidos pelos nossos munícipes, tais como: carnes, bolos, banana, mamão, frutas em geral, legumes, cereais, hortaliças e até condimentos. Neste sentido, também nos ocupamos com a capacitação dos nossos agricultores, e por isso já realizamos cursos de confecção de sorvetes tanto no CRAS da Sede como no CRAS Rural e estamos com as inscrições abertas para o curso de Panificação, que acontecerá nos dias 20 a 23 de agosto na Sede do PAA em Cariré, o qual será ofertado gratuitamente, com direito ao almoço, duas merendas, certificado, apostila e uma parte de cada um dos produtos que deverão aprender a fazer. As inscrições já estão sendo feitas no Cras Sede e na STDS. Sempre com o intuito de agregar valor aos produtos agrícolas, aumentando com isso a rentabilidade dos seus produtos. Por isso, estamos bastante felizes com o PAA em Cariré, e já neste mês teremos nova capacitação com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, onde provavelmente envolverá mais aportes de recursos para Cariré, ainda este ano para o nosso PAA"

Cariré em Revista