Grupo de Trabalho vai buscar recursos para perímetros irrigados no orçamento da união





O Grupo de Trabalho formado na Comissão de Agropecuária para trabalhar as questões relativas aos perímetros irrigados do Ceará realizou sua primeira reunião na tarde desta segunda, 9 de setembro. O GT foi um dos encaminhamentos da audiência pública realizada no Parlamento Estadual no último dia 2 para discutir a importância dos perímetros no Estado.


Deputado Moisés Braz na reunião do GT dos Perímetros irrigados (Foto: Marcel Bezerra)

O presidente da Comissão, deputado estadual Moisés Braz (PT), participou do encontro, que contou com as presenças do deputado Nezinho Farias (PDT) e de representantes de diversos órgãos e entidades, entre eles SRH, SDA, Ematerce, Dnocs, Fetraece, Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi (Fapija), Cogerh, Federação dos Perímetros Públicos do Nordeste, Comdetec e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).


Entre os pontos prioritários definidos pelo grupo de trabalho, estão:

Discutir recursos para o Dnocs no Orçamento Geral da União para 2020 junto à bancada federal e ao relator do OGU na Câmara, deputado federal Domingos Neto até o prazo máximo de 18 de novembro;
Buscar a renegociação das dívidas rurais dos irrigantes junto ao Banco do Nordeste e ao Banco do Brasil, tendo em vista que muitos estão irregulares. A questão da regularização fundiária precisa ser solucionada para que os irrigantes possam ser beneficiados pela Lei 13.340.
Trabalhar pelo desbloqueio de recursos do Dnocs no Orçamento deste ano contingenciados para 9 perímetros irrigados, no valor de R$ 4,6 milhões.

Outro encaminhamento foi de promover reuniões do GT a cada 15 dias, caso necessário.

Durante o encontro, o deputado Moisés Braz disse que conversou com o governador Camilo Santana sobre a audiência pública. “O governador disse que vai convocar os secretários das áreas afins do Estado para tratar sobre os problemas dos perímetros. Não tenham dúvidas de que não faltarão esforços dessa comissão e dos parlamentares estaduais e federais para buscar o fortalecimento dos perímetros”, afirmou.

Marcel Bezerra