Mais da metade dos deputados cearenses assinaram CPI da Vaza Jato



CPI quer julgar condutas de Moro e da força-tarefa da Lava Jato no contexto das mensagens reveladas pelo The Intercept

Aoposição de Jair Bolsonaro (PSL) conseguiu na noite desta quinta-feira, 12, ultrapassar a marca das 171 assinaturas necessárias para protocolar o pedido de instalação da CPI da Vaza Jato. O grupo, que pretende investigar condutas do ministro Sergio Moro (Justiça) e de integrantes da força-tarefa da Lava Jato, contou com apoio de 13 dos 22 deputados do Ceará.

Entre os que assinam, estão todos os deputados filiados ao PDT (cinco) e ao PT (três) no Estado. Já no meio dos que não assinam, chama a atenção a presença do deputado federal Capitão Wagner (Pros), hoje pré-candidato a prefeito de Fortaleza e que tenta atrair apoio do PSL para sua chapa na disputa. Ao todo, cerca de 60% da bancada assinou o pedido.

Concluída a etapa de coleta de assinaturas, falta agora que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), peça aos partidos que indiquem os membros da CPI. Depois disso, deve ser realizada a instalação do grupo. A ideia é que a comissão investigue condutas no contexto dos diálogos revelados pelo The Intercept e uma série de outros veículos de imprensa.

Assinaram a CPI

1. André Figueiredo (PDT)

2. Aníbal Gomes (DEM)

3. Denis Bezerra (PSB)

4. Domingos Neto (PSD)

5. Eduardo Bismarck (PDT)

6. Idilvan Alencar (PDT)

7. Zé Airton (PT)

8. José Guimarães (PT)

9. Júnior Mano (PL)

10. Leônidas Cristino (PDT)

11. Luizianne Lins (PT)

12. Moses Rodrigues (MDB)

13. Robério Monteiro (PDT)

Não asssinaram a CPI

1. AJ Albuquerque (PP)

2. Capitão Wagner (Pros)

3. Célio Studart (PV)

4. Dr. Jaziel (PR)

5. Heitor Freire (PSL)

6. Genecias Noronha (SD)

7. Pedro Bezerra (PTB)

8. Roberto Pessoa (PSDB)

9. Vaidon Oliveira (Pros)

A relação dos signatários do pedido foi divulgada nas redes sociais pelo editor do The Intercept, o jornalista americano Glenn Greenwald.