Agefis apreende neste domingo nove paredões de som em Fortaleza









Ações nos bairros Rodolfo Teófilo, Fátima, Floresta, Jardim das Oliveiras, Barroso, São Cristóvão, Parque Dois Irmãos e Serrinha resultaram na apreensão de nove paredões de som, neste domingo (6), por parte de fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

Além das apreensões, a operação resultou ainda em 18 autuações, diante da constatação de poluição sonora e obstrução de calçadas em vias públicas, postos de gasolina, bares e padarias.

Os donos de veículos flagrados com os equipamentos sonoros acoplados aos porta-malas (paredões) receberam ainda multa de R$ 1,2 mil.

cidadãos podem acionar a fiscalização por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.

De acordo com a Lei nº 9.756/11, é vedado o funcionamento dos paredões de som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos. Além disso, o nível máximo de som permitido é de 70 decibéis no período diurno, de 6h às 22 horas. No horário noturno, compreendido entre 22h e 6h, o nível máximo de som é de 60 decibéis.

(Foto: Arquivo)

Eliomar de Lima