Avenida Pericentral de Sobral integrará municípios da Região Norte do estado




A segunda etapa da Avenida Perimetral de Sobral auxiliará não só quem trafega pelo município, mas também quem acessa a ligação da sede a cidades vizinhas, como Meruoca, Alcântaras, Massapê, Senador Sá, Santana do Acaraú e Morrinhos. A implantação da via, executada através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), está com 80% de apronto. Ela é financiada pelo Governo do Ceará e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A previsão é que seja entregue até o fim de 2019.


A intervenção beneficia o desenvolvimento socioeconômico de toda a Região Norte do estado. Atualmente, a obra está concentrada na conclusão da ponte sobre o Rio Acaraú, ressalta o gerente de obras rodoviárias da SOP, Quirino Ponte.

São 11,3 km de nova malha viária, da CE-178 à CE-440, que representarão melhorias para a vida de 208 mil pessoas da região. A obra possui importância para o desenvolvimento regional, pois vai ampliar as perspectivas de expansão do perímetro urbano de Sobral, além de imediatamente aliviar o trânsito mais pesado no centro da cidade, facilitando o transporte de cargas das fábricas localizadas no município.

Para as cidades vizinhas, facilitará o acesso a diversos equipamentos de importância regional, como o Hospital Regional, o Parque de Exposições e a Universidade Estadual Vale do Acaraú.

A obra projeta ainda atender à demanda gerada pela Central de Tratamento de Resíduos, que atenderá 17 municípios, e ao futuro novo aeroporto regional. O investimento nesta etapa é de aproximadamente R$ 22 milhões.




O primeiro trecho da Avenida Perimetral de Sobral foi entregue em maio de 2018 e possui uma extensão de 6,62 km, que começa na intersecção com a CE-440, no acesso às cidades de Meruoca e Alcântaras, e segue até a BR-222, depois do acesso ao distrito de Jordão. A intervenção, realizada pela Secretaria das Cidades, contou com investimento de cerca de R$ 12 milhões.