Deputado Leônidas Cristino (PDT), Na tribuna da Câmara ressalta sobre adiamento das obras da Transposição do Rio São Francisco

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé



O tema do nosso discurso de hoje, na Câmara Federal, foi sobre um novo adiamento das obras da Transposição do Rio São Francisco: “Prevalece a morosidade, o descaso e a negligência para com a população da região Nordeste”.

Tem sido com atrasos e obstrução de recursos que o governo federal tem tratado as obras no Eixo Norte da transposição do rio São Francisco. Prevalece a morosidade, o descaso e a negligência para com a população da região Nordeste.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, veio ao Ceará no dia 30 de agosto, levou o governador do Ceará, Camilo Santana, até Salgueiro, para os testes da estação elevatória. Na visita técnica, o ministro anunciou que as águas da transposição chegariam em março ao Ceará.


O anúncio oficial de data de conclusão não se confirma. Para que fez o anúncio solene, se a promessa não vai ser cumprida? Não dá para entender, foge à lógica.

De março, o prazo para conclusão da obra passou para o final de maio.

Por mais de dez vezes vim a esta tribuna cobrar a retomada das obras do Eixo Norte da Transposição, que se arrasta de governo a governo, desde a gestão Dilma, passando por Temer e agora Bolsonaro. Falta pouco para concluir. Mas a boa vontade do governo atual para com o Nordeste, a população dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, é artigo em escassez.

Precisa dizer que água para o abastecimento humano é de urgência? Volto a indagar, a quem interessa uma crise no abastecimento hídrico da sexta maior Região Metropolitana do país, a de Fortaleza, com 4 milhões de habitantes? Não acredito que o preconceito do atual governo com a Região Nordeste tenha chegado a esse tipo de requinte.

Deputado Federal Leônidas Cristino - PDT/CE