Artigo: PT- Identidade com as lutas do povo








Hoje o PT faz 40 anos. É o partido – único em minha trajetória – ao qual tenho orgulho de ser filiado há mais de três décadas no meu município natal, Massapê. Lá comecei minha trajetória sindical e partidária em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais, ao lado de valorosos companheiros.

Sou filiado ao Partido dos Trabalhadores porque, desde a base de onde venho, aprendi a lutar contra a desigualdade, esse sim o principal problema do nosso Estado e do nosso País. Bandeira intrinsecamente ligada à democracia, que por sua vez inclui, entre os seus atributos, o direito dos cidadãos de reivindicar uma vida humana melhor por meio da participação política. É essa a gênese do nosso partido.

De lá para cá, o sindicalismo e o PT me levaram a participar das mais diversas lutas do povo trabalhador do Ceará. Redemocratização, Constituinte, efeitos da seca, programas sociais, desenvolvimento da agricultura familiar, campanhas salariais, reformas, entre outros. Não há uma luta social e política importante e abrangente que o PT não tenha participação.

Ao lado do PT, fortalecemos o sindicalismo e ampliamos a nossa participação política até chegarmos a representar os trabalhadores na Assembleia Legislativa. Cheguei inclusive a presidir o nosso partido aqui no Estado.

São 40 anos do maior partido de esquerda da América Latina, a maior militância e uma vida orgânica que quase nenhuma outra sigla tem. Já governamos o Brasil e ajudamos a construir os rumos do Ceará. Nossa história é de erros e acertos, mas de mais vitórias do que derrotas. Como a nossa vida.

Por tudo isso e muito mais, estou no PT porque é aqui onde tenho identidade, assim como milhares de outros companheiros de partido. É desse sentimento que vem a força do PT, legítima manifestação da vontade popular de amplos setores da sociedade. Força que leva o partido adiante como um organismo vivo e detentor da maior preferência do eleitor brasileiro.

O PT completa quatro décadas com inúmeros e novos desafios para continuar a construir a vida política do Ceará e do Brasil. Momento de renovarmos as nossas forças para seguirmos firmes. Porque, como sempre, a luta continua, companheiros!

Viva o Partido dos Trabalhadores! Viva o Brasil!

Moisés Braz – Deputado Estadual – PT/CE