Cariré comemora entrega de 184 títulos de propriedade rural






Não foi a queda de um jumento, aos oito anos de idade, que impediu Seu Rufino Neres de Aguiar de ajudar a construir Brasília. Também não foram os 32 anos longe da terra natal a mudar a alma de mais um sertanejo. “Aqui é bom quando chove, fica tudo verdinho e é uma graça de Deus poder ver tudo isso brotar do chão”, testemunha o candango que retornou ao terreno da família em 2002.

O agricultor da comunidade Meio Dia é apenas um dos beneficiários com a entrega dos 184 títulos de propriedade rural no município de Carirė. “Já ultrapassamos a marca de 500 títulos entregues e ainda temos outros 405 pela frente. Isso dá vitalidade aos proprietários que já tinham a posse e, agora, passam a contar com a legalidade”, defendeu o prefeito Elmo Aguiar na manhã desta quinta-feira (6).



Com os títulos em mãos, cita ainda prefeito de Carirė, os 500 produtores rurais garantiriam em bancos públicos o acesso a um crédito mínimo de R$ 20 mil, totalizando R$ 10 milhões para fazer girar a agricultura e a pecuária local. “As pessoas poderem contar com o documento da terra em mãos e acessar ao crédito bancário é motivo grande orgulho para nós (caririeenses)”, completa.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, “muito em breve o Idace (Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará) concluirá a entrega dos títulos de terra na cidade do território dos Sertões de Sobral. Além disso, ainda neste mês, o Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos desembarcará nos municípios de Graça, Mucambo e Carirė.
Balanço




Desde o inicio do programa, em 2007, já foram titulados 102.006 imóveis rurais de agricultores e agricultoras familiares. A política de cadastro georreferenciado de imóveis e regularização fundiária do Estado já beneficiou quase 400 mil cearenses.

Em 2019, o Governo do Ceará entregou 18.894 títulos da terra, em 138 municípios das 14 regiões administrativas do Estado, relata o superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves. O número representou 94,16% da meta programada de 20 mil títulos para o ano passado.

“O trabalho coletivo realizado pelos técnicos do Idace foi o que permitiu a entrega de 1.117 títulos em sete municípios cearenses somente neste ano. Já estamos trabalhando e estimamos termos em torno de 4 mil documentos prontos para realizarmos a entrega”, justificou o bom resultado logo no início de 2020.