Ceará tem cinco casos suspeitos de coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde







Subiu para cinco o número de casos suspeitos de coronavírus monitorados pelo Ministério da Saúde no Ceará. São quatro casos em Fortaleza e um no município de Crateús. Em todo país, são 132 casos que estão em investigação. Do total de casos no Estado, um foi descartado pela Secretaria da Saúde nessa quarta-feira (26).


Ao todo, 16 estados informaram o Ministério da Saúde novos casos suspeitos. O secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, afirmou que o estado está separando leitos em hospitais para atender os possíveis casos.



Todos os hospitais estão orientados para ter setores de isolamento, com até dois leitos. E nós estamos organizando um plano pra que, se eventualmente essa coisa ficar maior, que pode muito bem não acontecer, a gente ter um hospital de referência específico exclusivo pra isso, frisou.


De acordo com ele, tanto os hospitais públicos quantos os privados foram instruídos sobre como proceder.

Até o momento, 60 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil, que permanece apenas com o registro de um caso confirmado da doença no estado de São Paulo. Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.


Para acompanhar as notificações de casos, basta acessar a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde.