Alcântaras: Atual situação do açude "Pinga"





Ainda falta muito para o Açude Pinga em Alcântaras chegar ao volume total de armazenamento, apesar disso, a situação é animadora. O reservatório secou em 2014 e aos poucos vem recuperando o seu volume hídrico.


Construída a adutora emergencial, deste então, foram cinco anos recebendo águas do Açude Jenipapo em Meruoca, mas deste outubro do ano passado, o reservatório de Alcântaras começou a mandar água para a ETA. A medida que já foi descartada desde 2017/2018 quando o açude começou a sair do volume morto, foi colocada em prática no mês de outubro passado devido aos constantes problemas nas tubulações vindo de Meruoca e principalmente do bombeamento. No momento, o sistema continua como segunda opção.


Mesmo com o Pinga em operação, o certo é que a cidade não pode ficar dependendo somente desta bacia hídrica, sendo necessário a adutora definitiva vindo do município vizinho com outras tubulações ou instalações. Paralelo a isto, o município ainda rabalha com a ideia ou projeto da construção de um novo açude na região dos sítios Norte e Santa Bárbara, mas este ainda não saiu no papel.
 
Visão Norte