Dia do Farmacêutico é celebrado em sessão solene na Assembleia Legislativa






O Dia do Farmacêutico – celebrado oficialmente em 20 de janeiro – foi comemorado em sessão solene, na noite desta segunda-feira (09/03), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A homenagem foi proposta pelo deputado Heitor Férrer (SD), com subscrição do deputado Marcos Sobreira (PDT).


De acordo com Heitor Férrer, o farmacêutico é o principal gerenciador do setor de farmácia nas unidades de saúde e o grande responsável por conferir as receitas prescritas pelo médico e dar as orientações corretas ao paciente sobre determinada medicação.

O deputado também destacou que a grande meta da atuação do farmacêutico é garantir a qualidade de vida do paciente. “Ele deve executar todas as atividades do seu âmbito profissional, segundo a legislação do segmento, contribuindo, assim, para ações em saúde pública e para realizar atividades dirigidas à comunidade na promoção do uso racional de medicamentos”, pontuou.

Para Marcos Sobreira, a Farmácia é uma profissão que tem crescido bastante nos últimos anos, ampliando cada vez mais seu leque de atuação e favorecendo a permanência do farmacêutico no mercado de trabalho. “Apesar de não ser da área, meu compromisso é melhorar e incentivar cada vez mais, para que a gente fortaleça a categoria, deixe firme cada vez mais os conselhos regionais e, acima de tudo, garanta saúde pública de qualidade a todo cearense”, afirmou.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, destacou o crescimento vertiginoso da profissão, chegando a 300 mil farmacêuticos em todo o Brasil. “A profissão farmacêutica começa a se transformar numa grande força, numa grande legião, e essa legião só precisa estar mais unida e caminhar cada vez mais abraçada na luta não só em benefício do seu crescimento, mas, sobretudo, em favor da sociedade”, assinalou.

Segundo o conselheiro federal de Farmácia do Estado do Ceará, Egberto Feitosa Filho, falar da profissão é falar de luta permanente. Ele ressaltou o protagonismo da categoria na criação da política de medicamentos genéricos, a qual considera uma importante conquista para a população brasileira. “Para continuarmos avançando, precisamos, mais do que nunca, manter o tripé, entre as nossas entidades, do trabalho, da união e da harmonia”, frisou.

A presidente em exercício do Conselho Regional de Farmácia do Ceará, Arlândia Cristina Lima Nobre de Morais, enfatizou a gratidão aos farmacêuticos pela excelência com que se dedicam à profissão. “Somos o que somos hoje graças a vocês”, assegurou. Arlândia também apontou a necessidade de estabelecer um piso salarial para a profissão no setor público.

Durante o evento, a farmacêutica Mary Anne Medeiros Bandeira recebeu a Medalha do Mérito Farmacêutico Professor Oswaldo Rabelo, que homenageia farmacêuticos que se destacam na profissão.

“Como é uma homenagem espontânea da minha entidade de classe, sinto-me emocionada e profundamente grata por essa honraria. E também porque traz um nome honrado de um cearense, um grande idealista que dignificou e engrandeceu a profissão no país”, disse Mary Anne em seu discurso de agradecimento.

A solenidade também homenageou 23 farmacêuticos, dentre os quais duas receberam homenagens “in memoriam”: Teresa Maria de Jesus Ponte Carvalho e Maria Cealne Novais Dias.

Estiveram presentes na solenidade ainda a secretária de Saúde do município de Fortaleza, Joana Maciel; o ex-deputado estadual e diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Tomás Figueiredo Filho; o vice-presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Ceará, Carlos Franco; e a professora Nirla Rodrigues Romero, representando o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque.