Guarany de Sobral e Floresta no mesmo grupo na Série D


X


Série D teve mudança no regulamento em 2020, com grupos regionalizados e fase preliminar (Foto: Divulgação/CBF)

A CBF divulgou a tabela básica da Série D do Campeonato Brasileiro nessa terça-feira, 3. Como era de se esperar, Guarany de Sobral e Floresta ficam no mesmo grupo, o Grupo A3, junto com Afogados-PE, América-RN, Atlético-PB, Campinense-PB, Globo-RN e Salgueiro-PE. A confederação também divulgou o novo regulamento do torneio, que estabelece grupos regionalizados com oito equipes cada.

A estreia do Guarany está prevista para os dias 23 ou 24 de maio, um sábado e um domingo, respectivamente, contra o Salgueiro. O Cacique do Vale, campeão da competição em 2010, jogará como mandante. Já o Floresta deve estrear fora de casa, contra o Afogados, também nos dias 23 ou 24. Os cearenses se enfrentam pela primeira vez em 27 ou 28 de junho, em Sobral. A CBF ainda deve definir as datas, que podem sofrer várias alterações ao longo do campeonato.

A Série D também teve outras mudanças significativas, que vão além de ajustar o campeonato à logística dos clubes. Haverá um mata-mata preliminar, composto por oito equipes, em que quatro avançam à fase de grupos, que deve ir até o dia 20 de setembro. Os jogos eliminatórios serão em ida e volta, sem vantagem do gol fora de casa, e os classificados se juntam às outras 60 equipes.

Em cada grupo, as equipes também jogam partidas de ida e volta, e quatro se classificam para os mata-matas de acesso. Os quatro clubes que chegarem às semifinais estão classificados para a Série C. Ou seja, para subir de divisão, Guarany e Floresta terão que passar por três eliminatórias (16-avos de final, oitavas de final e quartas de final).

Veja os cinco primeiros confrontos de Guarany e Floresta:

Guarany:

23 ou 24/5 - Guarany x Salgueiro-PE
30 ou 31/5 - Globo-RN x Guarany
13 ou 14/6 - Guarany x Campinense-PB
20 ou 21/6 - Atlético-PB x Guarany
27 ou 28/6 - Guarany x Floresta

Floresta:

23 ou 24/5 - Afogados-PE x Floresta
30 ou 31/5 - Floresta x América-RN
13 ou 14/6 - Floresta x Atlético-PB
20 ou 21/6 - Campinense-PB x Floresta
27 ou 28/6 - Guarany x Floresta