-- ANUNCIE AQUI ! ---------------------------------------------------------------------------

09 abril 2020

Bancários alertam para evitar corrida as agências






Pelo menos 54 milhões de pessoas vão receber o auxílio emergencial de R$ 600. Em 24 horas, mais de 22 milhões de pessoas se cadastraram nos sistemas da Caixa Econômica. Hoje, começam a receber o benefício as pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal. No Ceará, o alerta do Sindicato dos Bancários do Ceará é que, nesse momento, não é necessária corrida às agências para receber o benefício, como forma de evitar aglomerações como vem ocorrendo diariamente.


O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que será possível fazer pagamentos e transferências com as contas digitais sem sair de casa. Somente o saque em espécie terá restrições, para evitar aglomeração e falta de dinheiro nos caixas. “Queremos minimizar uma ida de 50 milhões de pessoas em agências e lotéricas. Então, a gente está estudando um escalonamento para o recebimento em espécie”, disse Guimarães.
Quem não tem conta em banco, terá que autorizar a abertura de uma conta poupança digital no momento do cadastro, sem necessidade de apresentação física de documentos. Já os beneficiários que não têm acesso à internet, poderão se cadastras nas agências da Caixa ou lotéricas.


Cadastro
O cadastramento no sistema não significa que o requerente será beneficiado. Os dados pessoais serão batidos com outras informações do governo para que depois uma resposta seja enviada, autorizando ou não o pagamento. O cadastramento deve ser feito apenas por pessoas elegíveis que não fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Pessoas já inscritas nos sistemas do governo não precisarão fazer esse processo. Devem usar o mecanismo apenas microempreendedores individuais, contribuintes individuais do INSS e informais que não fazem parte de nenhum programa federal. O governo estima que vai pagar o benefício a 54 milhões de pessoas. Esse número inclui beneficiários do Bolsa Família e inscritos no CadÚnico, que terão o benefício pago automaticamente e não precisam se cadastrar.
De acordo com a Caixa, o site recebeu 115 milhões de acessos nas primeiras 24 horas. Foram feitos 18 milhões de downloads dos aplicativos. A central telefônica com o número de atendimento 111 recebeu um total de 795 mil ligações no período. Beneficiários que não possuem conta em banco receberão os recursos por meio de uma conta poupança digital que será aberta na Caixa sem custos. Clientes de outros bancos também podem optar por essa conta.
Segundo a Caixa, dos cadastros feitos até o momento, 39% optaram por abrir a conta digital.

Calendário


Os pagamentos do auxílio devem começar a ser feitos hoje e o repasse das três parcelas será concluído em maio.
9 de abril: pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal.
14 de abril: pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e não têm conta nesses bancos.
Cinco dias úteis: após inscrição pelo aplicativo Auxílio Emergencial, trabalhadores informais que não estão no Cadastro Único.
10 dias úteis: beneficiários do Bolsa Família, seguindo o calendário regular do programa nos últimos 10 dias úteis do mês.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial