Camilo: decreto de isolamento social no Ceará deve ser renovado





O decreto de isolamento social e fechamento de algumas empresas no Ceará deverá ser prorrogado mais uma vez nos próximos dois dias, pois terá sua vigência expirada na próxima segunda-feira (20). A informação foi confirmada pelo governador Camilo Santana durante transmissão nas redes sociais. A duração do novo decreto, contudo, ainda não foi informada.

Prorrogado pela última vez no último dia 4 de abril, o decreto de isolamento tem validide até a próxima segunda (20). A iniciativa de isolamento social faz parte do pacote de medidas do Estado para o combate ao novo coronavírus.


Segundo Camilo, a equipe técnica do Governo do Estado, que conta com direcionamento da Secretaria de Saúde (Sesa), ainda trabalha no prazo de ampliação. Para discutir as medidas de enfrentamento ao coronavírus, o Estado estabeleceu um comitê com diversas áreas da administração pública e da sociedade civil, com representantes do setor produtivo.

"Fiz reuniões com o setor produtivo e tratamos de preocupações com a economia e sobre medidas precisam ser tomadas para garantir os empregos, e sabemos os efeitos desse vírus na economia e nos aspectos sociais às famílias mais vulneráveis. Mas vamos nos basear na ciência", disse o governador.



"O decreto de isolamento social deverá ser prorrogado, mas a equipe técnica vai avaliar a extensão e vamos informar até segunda-feira a prorrogação do decreto", completou Camilo Santana.



De acordo com boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), o Estado já registra mais de 3 mil casos confirmados de Covid-19, acumulando 176 óbitos.





CamiloSantana
✔@CamiloSantanaCE




Informo aos cearenses que haverá renovação do atual decreto estadual em vigor no Ceará. Estou definindo com nossa equipe de especialistas por quanto tempo mais essas medidas de distanciamento social vão continuar em nosso estado. Vidas em primeiro lugar. Sempre.
6,703
6:16 PM - Apr 18, 2020
Twitter Ads info and privacy
1,497 people are talking about this






Camilo ainda destacou os esforços do Estado para ampliar a rede de atendimento hospitalar no Ceará, tendo criado até o momento 261 novos leitos de UTI na rede pública. O governador ainda comentou que entende que as medidas de isolamento podem ser difíceis, mas defendeu a adoção de um critério técnico para a tomada de decisões do Governo.

"Sei que não tem sido fácil, mas essa (o isolamento social) é a decisão mais certa para prevenir e salvar vidas no mundo inteiro. E não tomarei nenhum medida que não seja orientada por especialistas. A ciência precisa estar acima de qualquer medida para a decisão ser técnica", disse Camilo.