Assembléia Legislativa do Ceará e CMFor não terão recesso no mês de julho


Concurso AL CE (Assembleia Legislativa CE): presidente adianta ...




A Mesa Diretora e o Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) decidiram ontem (2) suspender o recesso parlamentar do mês de julho, de modo que as atividades da Casa ocorrerão ininterruptamente. O objetivo é estar à disposição para a aprovação de matérias emergenciais para o enfrentamento da covid-19 e redução de seus impactos sobre a população.
A mesma decisão havia sido tomada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) no último dia 22, em comum acordo com o Colégio de Líderes da casa. O presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT), argumentou que as atividades não podem sofrer interrupção para não prejudicar as ações emergenciais de enfrentamento ao coronavírus e também para garantir a agilidade na aprovação de medidas que necessitem da validação do Poder Legislativo. “Neste momento, todas as atenções dos vereadores estão voltadas na busca de soluções rápidas e efetivas para conter o avanço da covid-19 na Capital e minimizar os impactos dessa crise na nossa cidade”, pontuou.
Na Assembleia, na sessão de ontem, o argumento apresentado foi semelhante. Na ocasião, o presidente José Sarto (PDT) reforçou que ainda não há uma data para a retomada, mas explicou que a Alece está adotando medidas para garantir a preservação da saúde de deputados, servidores e terceirizados. Por enquanto, continuam suspensas na casa legislativa reuniões e atividades presenciais coletivas, bem como serviços de atendimento ao público.
O presidente, na ocasião, também anunciou a convocação da sessão deliberativa de hoje, estando na pauta do dia a apreciação de matéria que versa sobre a Gratificação de Desempenho Institucional (GDI) em caso de servidores da área da saúde cedidos por outros órgãos ao Estado para atuar na linha de frente contra a pandemia.