Camilo Santana nega retorno do futebol no estado em 6 de Julho


Campeonato Cearense está programado para voltar depois do dia 20 de julho atualmente (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)

O governador Camilo Santana (PT) negou neste sábado, 27, relatos de que os jogos de futebol estariam permitidos a partir de 6 de julho. Por meio de sua conta no Twitter, Camilo disse que o retorno "sequer é considerado" pelo Estado. "Não há nenhuma data definida. Tudo será feito com critério e responsabilidade", continuou o governador.


Sobre a informação do retorno de jogos de futebol para 6 de julho, isso não está, sequer, sendo considerado pelo Estado. NÃO PROCEDE. O mesmo vale para datas divulgadas de retorno de aulas presenciais. Não há nenhuma data definida. Tudo será feito com critério e responsabilidade.— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) June 27, 2020



O Campeonato Cearense está programado para voltar após o dia 20 de julho, mas a FCF havia pedido para antecipar a data para 6 de julho. Está previsto para o dia 6 de julho o início da terceira fase da retomada da economia, o que pode ser adiado. Não é descartado o retorno do futebol já durante essa terceira fase.

O pedido da Federação aconteceu para que o Estado pudesse sair na frente na disputa para ser a sede única que vai receber o restante da Copa do Nordeste. Hoje, Ceará disputa com Bahia e Pernambuco o posto para receber a última rodada da fase de grupos e o mata-mata do Nordestão.

Ceará e Fortaleza estavam alinhados com a FCF e viam com bons olhos a possibilidade. A ideia dos clubes e também da entidade era que chegasse no Brasileiro, previsto para iniciar dias 8 e 9 de agosto, com um dos torneios encerrados e o outro encaminhado.



O POVO sempre colocou a antecipação como uma condição baseada num pedido da Federação Cearense de Futebol, mas sempre trabalhou com a data oficial para retorno no dia 20 de julho, a oficial.

Ceará e Fortaleza já treinam presencialmente desde o dia 1º e 2 de junho, respectivamente. As equipes já estão, portanto, por completar um mês de trabalhos presenciais, enquanto outros times do Estado voltam às suas atividades apenas agora.

O Atlético-CE realizou exames nesta semana para que pudesse retornar aos treinamentos no seu Centro de Treinamento nesta sexta-feira, 26. Já o Ferroviário passou pela mesma bateria de exames, mas retomou os trabalhos presenciais apenas neste sábado, 27. Eles dois se juntam a Ceará e Fortaleza como os únicos no Estado a voltar a treinar nos CTs.

O Ferroviário, inclusive, montou seu cronograma pensando exatamente na volta do futebol para o dia 20 de julho. A equipe coral, por meio do seu presidente, Newton Filho, entende como inviável a retomada dos jogos oficiais no dia 6 de julho, já negada pelo governador.

O POVO