Assembleia Legislativa retornará atividades presenciais próximo dia 20

Concurso Assembleia Legislativa CE: cronograma suspenso!





O retorno das atividades presenciais da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) deve acontecer no dia 20 de julho, conforme anunciado ontem (9) pelo presidente da casa, deputado José Sarto (PDT), durante sessão virtual. O parlamentar informou que a data coincide com o início da quarta e última fase do Plano de Reabertura Gradual das Atividades em Fortaleza, protocolado pelo Governo do Estado.


José Sarto explicou que, para tanto, testes rápidos para detecção da covid-19 estão sendo realizados em todos os servidores e terceirizados da Alece. “Até o momento, testamos cerca de 700 servidores, entre os quais 8% testaram positivo para a presença do vírus, logo permanecerão em quarentena e realizando atividade remota, conforme o caso, e 15% indicaram imunidade”, observou.


O presidente esclareceu que, tratando-se do plenário, as atividades presenciais seguirão o protocolo regular das sessões legislativas ordinárias, porém observando as orientações sanitárias. Ele explicou que deputados, assessores, imprensa e todos os servidores que cumprem expediente no ambiente do plenário serão testados e terão acesso controlado. “Os deputados deverão indicar apenas um de seus assessores para ter acesso ao plenário, assim como será controlado o fluxo dos profissionais de imprensa e de outros setores que necessitem estar no ambiente. Da mesma forma, nem todos os parlamentares precisarão estar presentes no plenário, principalmente aqueles de grupo de risco, que poderão participar das sessões de forma remota de seus gabinetes”, explicou.


De acordo com Sarto, na primeira etapa, a atividade presencial será restrita à realização de uma sessão plenária por semana. O uso das duas tribunas ocorrerá de forma alternada, permitindo que a área seja higienizada entre os pronunciamentos.


O presidente da Assembleia ainda salientou que o plano de retomada das atividades foi elaborado a partir de orientações sanitárias de especialistas e informou que esteve em reunião esta semana com o secretário estadual de Saúde, Dr. Cabeto, para acertar os detalhes, além de estar em contato frequente com os deputados presidentes de assembleias legislativas de outras regiões do País, onde esse retorno está sendo também estudado e organizado. “Até amanhã [hoje] deveremos apresentar um cronograma com detalhes sobre o retorno de nossas atividades”, afirmou.


“Nossa prioridade é que esse retorno aconteça de forma responsável, com uso de equipamentos de proteção individual por todos, sem aglomerações. Contaremos com o acompanhamento da Secretaria da Saúde, para que possamos avaliar com prudência cada um dos passos seguintes”, afirmou o parlamentar ao se reunir com o secretário.