Ceará e Barbalha jogam na manhã desta segunda-feira (13)




Elenco do Ceará, com Ricardinho, treina desde o dia 1º de junho

No atípico horário de 9 horas, Barbalha e Ceará se enfrentam hoje pela manhã e marcam a retomada do futebol cearense após quatro meses da última partida realizada pelo estadual, que foi a vitória do Ferroviário sobre o Pacajus, por 1 a 0.



O duelo matinal de hoje pertence, inclusive, a mesma rodada da distante vitoria coral, a 6ª (e penúltima) da segunda fase do Campeonato Cearense. Com portões fechados, devido a pandemia do novo coronavírus, o jogo entre a Raposa Caririense e o Vovô será realizado no estádio Franzé Morais, que fica dentro da Cidade Vozão, o centro de treinamento do Ceará, em Itaitinga.

Não se deixe levar pelo local, no entanto. O mando de campo é do Barbalha. A equipe teve que vir jogar na região metropolitana de Fortaleza porque é o único espaço fora a Capital em que o futebol profissional está liberado pelo Governo.

Sob rígido protocolo de segurança, que modificará bastante situações características de uma partida de futebol — como proibição de abraços nas comemorações, uso de máscaras nos atletas reservas e entradas separadas dos times em campo — o duelo também será marcado por situações inéditas para Ceará e Barbalha.

Pelo Vovô, Guto Ferreira fará sua estreia no comando técnico. Ele terá quase todo o elenco à disposição, com exceção dos atacantes Jacaré e Cléber, que já disputaram o estadual por Caucaia e pelo próprio Barbalha, respectivamente.

Nos dois coletivos "públicos" — para sócios-torcedores — que realizou, Guto Ferreira fez muitos testes na formação e não deixou claro o time que pretende lançar a campo. Existe a expectativa de que jogadores como Wescley, Rodrigão e Rogério, que não começaram bem a temporada, ganhem novas oportunidades.

Foram 43 dias de treinos presenciais, desde a liberação, em 1º de junho. Antes, o elenco alvinegro já realizava trabalhos físicos por videoconferências. Com o protocolo para treinos solicitando a diminuição do contato, a parte técnica e tática é que podem se mostrar um pouco abaixo.

Terceiro colocado com 11 pontos, se vencer o Barbalha, o Vovô confirma a classificação às semifinais do Estadual e assume a liderança temporariamente.

O Barbalha que encara o Ceará é bem diferente daquele que foi vice-líder no primeiro turno do Estadual, perdendo a vaga na Copa do Brasil para o Guarany por um ponto.

A crise gerada pela pandemia fez o time dos Verdes Canaviais se desfazer por completo. Em paralelo, o presidente da agremiação, Lúcio Barão, teve problemas com a justiça desportiva e foi afastado por 270 dias do futebol.

Como consequência, o Barbalha ficou o mês de junho todo sem treinar e só vai a campo com pouco mais de uma semana de trabalho porque fechou uma parceria com o Centro Esportivo União, time que vai disputar a Série B do Cearense, ainda sem data para começar.

A equipe do União é modesta e jovem. O jogador mais novo, Ivan Pedro, por exemplo, tem 17 anos. Os nomes mais conhecidos do torcedor são os do volante Matheus Lira, que foi promessa da base do Ceará, e o veterano atacante Vavá.

Sem mais nenhuma perspectiva na competição, a parceria Barbalha/União foi firmada apenas para cumprir a tabela, mas os jovens jogadores sabem que pode ser uma boa oportunidade de mostrar valor.

Barbalha

4-4-2: Geilson, Joilson, Doda, Yuri, Micaías; Matheus Lira, Jardel, Matheus Espetinho, Douglas; Luiz Ângelo, Mateus Volva (Luis Felipe).

Téc: Arnaldo Kelvin

Ceará

4-2-3-1: Prass; Samuel, Klaus (Tiago), Luiz, Pacheco; Charles, Ricardinho; Leandro (Baxola), Vina, Lima (Wescley); Sobis.

Téc: Guto Ferreira

Local: estádio Franzé Morais, em Itaitinga

Data: 13/7/2020

Horário: 9 horas

Árbitro: Léo Simão

Assistentes: Marco Aurélio e José Moracy

Transmissão: TV Diário, Vozão TV, rádio O POVO CBN FM 95.5 e YouTube do Povo Online. Tempo real em opovo.com.br/esportes

O POVO ONline