Novo decreto de isolamento social no Ceará será definido no sábado, 4, diz Camilo




Camilo deve assinar novo decreto de isolamento social no Ceará neste sábado, 4 (Foto: REPRODUÇÃO)

O novo decreto de isolamento social no Ceará deve ser publicado neste sábado, 4, segundo o governador do Estado, Camilo Santana (PT). Anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, 2, durante transmissão ao vivo nas redes sociais. O novo decreto entrará em vigor a partir de segunda-feira, 6.

Camilo pontuou que estará em reuniões durante toda esta sexta-feira, 3, com o comitê científico de profissionais da saúde do Estado e com o grupo de trabalho multissetorial, a fim de estabelecer as novas medidas de isolamento que serão implementadas no Ceará. Outro objetivo do encontro será analisar viabilidade de reabertura gradual em outras regiões, para além de Fortaleza.

A realidade da pandemia de coronavírus na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza continua se atenuando, segundo relatou o governador. A macrorregião de Sobral e toda região norte do Estado entraram em tendência de queda de casos.

As informações foram repassadas após realização, na tarde desta quinta-feira, da 16º reunião semanal do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, entidade que reúne 29 instituições governamentais e administrativas de diversos setores e regiões do Ceará. Camilo disse ainda que a situação da pandemia na região centro-sul do Estado, envolvendo todo Cariri, ainda era preocupante. Os casos de Covid-19 na área continuam apresentando tendência de crescimento.

Medidas de isolamento social mais rígido, assim como monitoramento intensivo da região, continuam sendo feitos com apoio do governo estadual. Camilo reforçou ainda que a abertura de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) segue ocorrendo no Estado. Segundo o chefe do Executivo estadual, está sendo dada prioridade às regiões onde ainda existe crescimento de número de internações por suspeita de coronavírus.

Ao mencionar os 300 respiradores entregues no sábado, 27, o governador pontuou que, de acordo com o cronograma de expansão de UTIs, o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, deve receber 49 novos leitos enquanto outros 79 serão abertos em unidades de saúde da região sul do Ceará. Ele destacou ainda que amanhã, 3, chegarão em Fortaleza, 70 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) vindos da China, adquiridos pelo governo estadual.

O POVO Online