2º turma do STF pode livrar Lula de condenação da Lava Jato






O Supremo Tribunal Federal (STF) poderá analisar até novembro o habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que poderá livrar o petista das atuais condenações da Operação Lava Jato. Caso ocorra, a Suprema Corte abrirá caminho para que Lula possa novamente se candidatar nas eleições presidenciais em 2022.Reprodução

Segundo informações da revista Oeste, na terça-feira passada (4), a 2ª turma do STF invalidou a delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci. No entanto, integrantes do STF afirmam que após essa decisão, aumentou-se a possibilidade de a Corte considerar que o ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro agiu de forma parcial no julgamento dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro do ex-presidente, no caso do triplex do Guarujá, em São Paulo.

O julgamento do habeas corpus do ex- presidente na 2ª turma foi suspenso em dezembro de 2018, após um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Lula alega que Sergio Moro julgou os processos de forma totalmente parcial. De acordo com o ex-presidiário, as evidências tornaram-se ainda mais claras após a descoberta das mensagens atribuídas aos membros da força-tarefa da Lava Jato que foram divulgadas pelo site esquerdista The Intercept.

Dos cinco votos da turma, os ministros Cármen Lúcia e Edson Fachin, que é relator da ação, já se manifestaram. Após o julgamento relacionado à delação do Palocci, acredita-se que Gilmar e Ricardo Lewandowski votarão a favor de Lula. O voto de desempate será decidido pelo ministro Celso de Mello.

O Estado