Em seu 1º jogo em casa na Série A, Ceará busca reação contra o Grêmio




Legenda: O atacante Cléber marcou gols pelo Ceará nos últimos três jogos e está em grande fase
Foto: FELIPE SANTOS/CEARASC.COM






No último sábado, o Ceará estreou na Série A do Campeonato Brasileiro com um pé esquerdo, sendo derrotado pelo Sport, por 3 a 2, em um jogo com atuação abaixo da esperada e arbitragem pra lá de confusa na Ilha do Retiro.

A análise feita pelos alvinegros, já de cabeça fria, foi que a derrota contra um time em má fase não passou de um acidente de percurso, um ato falho após o título invicto da Copa do Nordeste, conquistado na terça-feira anterior diante do Bahia, em Salvador.

Por isso, hoje contra o Grêmio, às 21h30, na Arena Castelão (com transmissão da TV Verdes Mares), pela 2ª rodada da Série A, em seu primeiro jogo em casa, o jogo vale com uma estreia para o Vovô, já que aquele Ceará visto contra o Sport foi irreconhecível, desconcentrado e cometendo falhas que não costumava apresentar sob o comando do técnico Guto Ferreira.

Recaída

Na estreia, o Vovô sofreu três gols, o que não tinha ocorrido ainda em 2020, situação que precisa ser corrigida urgentemente contra um adversário muito superior ao Sport. A média de gols sofridos do Ceará na temporada é baixa, de 0,75 por jogo, ou 18 gols em 24 jogos.

Quem admite isso é o zagueiro Klaus, que faz uma dupla sólida com Luiz Otávio. "Quem está acompanhando nosso sistema defensivo, vê que é muito sólido, independente de quem joga, se saindo muito bem. O que aconteceu no último fim de semana foi uma coisa esporádica. Espero que não se repita. Estamos trabalhando alguns pontos para melhorarmos".

O defensor admitiu que a equipe se desconcentrou na estreia após jogos decisivos em sequência. "Acredito que o peso de algumas partidas que jogamos, todas decisivas pela Copa do Nordeste, pesou um pouco, a parte mental também e vamos melhorar daqui para frente", disse ele.

Para Charles, vencer em casa na Série A e buscar pontos fora é fundamental para uma boa campanha. "Temos que trabalhar para sair com o resultado positivo. No Campeonato Brasileiro é importante sempre somando ponto fora e fazendo o dever de casa. Não conseguimos contra o Sport e agora é buscar contra o Grêmio, que é uma equipe muito qualificada", disse o volante Charles.


Após a derrota na estreia, Guto admitiu que Leandro Carvalho e Vinícius fizeram falta ao time, pois são muito importantes taticamente. Se não puder contar mais uma vez com a dupla, o treinador pode dar nova chance a Matheus Gonçalves e Rafael Sóbis.

Poupados

O Grêmio estreou com vitória diante do Fluminense e chega para enfrentar o Ceará desfalcado. Sete estão fora da partida: os zagueiros Geromel e Kannemann, o lateral-direito Victor Ferraz, os volantes Matheus Henrique, Jean Pyerre e Maicon, além do atacante Diego Souza.

Mas o principal desfalque gremista é Everton Cebolinha. O cearense foi vendido ao Benfica, de Portugal, e se despediu do time gaúcho antes da estreia do Brasileiro.

Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro - Série A
Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
12 de agosto - 21h30

Ceará
Fernando Prass, Samuel Xavier, Klaus, Luiz Otávio, Bruno Pacheco, Charles, Fabinho, Fernando Sobral, Mateus Gonçalves, Vinícius, Cléber. Técnico: Guto Ferreira

Grêmio
Vanderlei, Orejuela, Paulo Miranda, David Braz, Cortez, Darlan, Lucas Silva, Alisson, Thiago Neves, Pepê e Isaque. Técnico: Renato Gaúcho

Árbitro: Dewson Freitas (PA).Transmissão: TV Verdes Mares, Rádio Verdes Mares, Tempo Real do Diário do Nordeste e Tempo Real do ge.globo/ce