-- ANUNCIE AQUI ! ---------------------------------------------------------------------------

10 agosto 2020

Incêndios atingem áreas de mata em Santa Quitéria e Ipueiras há três dias




Incêndios são registrados por três dias seguidos na Região Norte (Foto: Corpo de Bombeiros do Ceará)

Pelo terceiro dia consecutivo, incêndios de grande porte em área de vegetação são registrados na Região Norte do Ceará. Neste domingo, 9, pela segunda vez em três dias, houve ocorrência no município de Santa Quitéria, localizado a 229,2 km de distância de Fortaleza. Conforme o tenente-coronel Souza Júnior, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, ninguém foi ferido. A 2ª Companhia de Crateús, a 6ª Companhia de Canindé e uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) estão atuando para controlar o incêndio.



Ele explica que a ocorrência de incêndios em áreas de mata é comum no segundo semestre devido à alta temperatura e baixa umidade. No entanto, os focos também podem surgir a partir de queimadas em terrenos que podem atingir áreas de mata. "Em nove dias, já foram registrados mais de 50 focos de incêndios na Região de Sobral", afirma o comandante.Clique na imagem para abrir a galeria

Na última sexta-feira, 7, foram registrados dois focos de incêndio. Um entre Catunda e Santa Quitéria, na CE-176, e outro na localidade de Fazenda Ipueiras, no município de Santa Quitéria. Ambos foram debelados na sexta à noite. No sábado, 8, foi registrada ocorrência no município de Ipueiras. Na tarde deste domingo, 9, houve registro novamente no município de Santa Quitéria. "Tivemos o apoio do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, do Comando dos Bombeiros do Interior e do Ciopaer para debelar os incêndios na região desde sexta", frisa


"Pela situação, a gente vê que é natural e devido à alta temperatura. Acontece normalmente no segundo semestre. A tendência é de outubro e novembro aumentar mais ainda. A gente pede o apoio da população para evitar queimadas. Fazem muito para preparar o terreno para a plantação do próximo inverno e pode ocasionar incêndio nas matas", explica.
Ocorrências no Ceará

Em 24 horas, bombeiros atendem a 8 ocorrências de incêndios em vegetação e monturo, como é chamado fogo em lixo, no município de Sobral. Os registros foram entre os dias 30 e 31 de julho. Um incêndio em área de mata foi registrado entre a tarde e a noite desta quarta-feira, 5, em Sobral, na região Norte do Ceará.

Dois focos de incêndio foram atendidos em dois distritos localizados nas cidades de Iguatu e Acopiara, no Sertão Central do Estado, na tarde deste sábado, 1º. A equipe do Corpo de Bombeiros atendia o foco de fogo na localidade de Aroeira, no distrito de Alencar, na primeira cidade, quando recebeu a informação de outro incêndio, no distrito de Nova Acopiara, no segundo município.

Cinco focos de incêndio são registrados no sábado, 1º, no Cariri, no Sul do Estado. Um deles foi registrado dentro de uma residência, na cidade de Brejo Santo, a 502 quilômetros de Fortaleza. Os outros quatro foram em vegetações na avenida Leão Sampaio, no bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte; na rua Geraldo Alves Sales, bairro Pedrinhas, também em Juazeiro, e os dois últimos foram no bairro Três Marias, na mesma cidade.

O POVO 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial