Com agendamento, Vat e Vupt e casa do Cidadão terão horário de atendimento presencial ampliado a partir desta terça (8)



Unidades do Vapt Vupt e da Casa do Cidadão terão horário de atendimento presencial ampliado a partir de terça-feira, 8, e passarão a operar com 75% da capacidade de atendimento (Foto: Divulgação)

Os atendimentos presenciais na Casa do Cidadão e nas duas unidades do Vapt Vupt em Fortaleza e Sobral serão ampliados a partir desta terça-feira, 8, quando terá início a segunda fase de retorno das atividades presenciais dos dois órgãos públicos. Os serviços continuarão operando exclusivamente por agendamento, que deverá ser feito com antecedência no site da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).


A primeira fase de reabertura dos equipamentos, tanto na Capital quanto em Sobral, ocorreu há duas semanas, no dia 24 de agosto. Com o avanço na retomada, os equipamentos passarão a operar com 75% da capacidade total de atendimento. As unidades do Vapt Vupt irão funcionar das 8h às 15h30min. Já os pontos relacionados à Casa do Cidadão deverão operar das 8h às 17h.


SERVIÇOS

Com relação ao atendimento no Vapt Vupt, tanto no bairro Messejana, como no Antônio Bezerra e no município de Sobral, serão disponibilizados os seguintes serviços:


Quero conteúdo exclusivo!
Assine OP+, nossa plataforma de multistreaming, e tenha acesso aos nossos colunistas, grandes reportagens, podcasts, séries e muito mais.


> Emissão de primeira via de CPF;
> Emissão de primeira e segunda via de RG, certidão de antecedentes criminais;
> Atualização cadastral na Receita Federal;
> Todos os serviços ofertados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), do Sistema Nacional de Emprehos (Sine), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), bem como da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDSDH);
> Cadastramento de visitantes de internos das unidades prisionais da Região Metropolitana.

Nas unidades da Casa do Cidadão, em ambos os municípios, assim como nos estabelecimentos equipados com o Balcão da Cidadania, estarão sendo realizados:

> Cadastros da CTPS digital, seguro-desemprego e intermediação de mão de obra, pelo Sine-IDT;
> Emissão da primeira via de CPF;
> Atualização cadastral na Receita Federal;
> Emissão de primeira e segunda vias do RG e certidão de antecedentes criminais, pela Pefoce.

A última fase de reabertura para ambos os órgãos, que prevê pleno funcionamento deve ter início daqui a duas semanas, o período deve ser utilizado pelas secretaria de saúde para monitorar o impacto na pandemia de coronavírus gerado pela retomada do atendimento presencial nos equipamentos. A fase 3 determina a liberação total do atendimento ao público e horários normais, das 8h às 17h, na Casa do Cidadão e nas unidades do Vapt Vupt.

O mesmo sistema de reabertura em três fases, sendo a primeira com horário reduzido e 50% da capacidade de funcionamento, para então aumentar para 75% com horário próximo do anterior à pandemia de covid-19 deverá ser implementado na unidade do Vapt Vupt em Juazeiro do Norte, no Cariri. Mas, por enquanto, o equipamento da região segue sem previsão para adentrar na fase 1 de reabertura. “Tendo em vista a necessidade de manutenção de medidas de isolamento social mais restritivas nos municípios da Região do Cariri”, conforme destacou a pasta.

As informações foram divulgadas pelo governo estadual. Como parte das medidas de adaptação diante da pandemia de coronavírus, a SPS elaborou uma série de protocolos de segurança e higienização a serem implementados nos locais de atendimento. Em ambos os equipamentos, o uso de máscaras será obrigatório tanto por usuários quanto por funcionários.

Medidas como a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel e o respeito ao distanciamento social mínimo de dois metros serão incentivadas pelos prestadores de serviços de cada unidade. Pontos de higienização das mãos serão disponibilizadas para a população dentro dos órgãos públicos.
Como agendar seu atendimento

Retorno do atendimento presencial nas unidades do Vapt Vupt e dos equipamentos da Casa do Cidadão em Fortaleza e Sobral entra em nova fase, com ampliação do horário de funcionamento.

Quando: A partir de terça-feira, 8
Horário: Unidades do Vapt Vupt funcionarão das 8h às 15h30min; unidades da Casa do Cidadão funcionarão das 8h às 17h
Como: Exclusivamente por agendamento
Como agendar:
Para marcar atendimento em uma das unidades do Vapt Vupt da Capital, os interessados devem acessar o site da SPS na parte “Sistemas” e depois “Vapt Vupt”, clicando aqui.

Para marcar atendimento em um dos aparelhos da Casa do Cidadão, os interessados também devem acessar o site da SPS em “Sistemas” e então “Agendamento Serviços Casa do Cidadão”, clicando aqui

O POVO 

Comentários