Fortaleza empata com o Grêmio, fora de casa por 1 X 1




Ronald fez segundo jogo como titular pelo Fortaleza. Leão empatou em 1 a 1 contra o Grêmio fora de casa; (Foto: Lucas Uebel/Gremio FBPA)

O Fortaleza segurou o empate por 1 a 1 contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, neste domingo, 13. Válido pela 10ª rodada do Brasileirão da Série A, o jogo teve polêmicas, pênalti e expulsões. O duelo dos tricolores teve um Leão do Pici apostando na consistência defensiva e nos contra-ataques. Jogando bem pelo lado esquerdo do ataque Osvaldo abriu o placar, aos 16 minutos, numa tentativa de cruzamento que foi direto para o gol.

Criando pouco no ataque e pouco oferecendo riscos ao goleiro Felipe Alves, o Grêmio só conseguiu empatar na volta do segundo tempo, de pênalti, com Diego Souza, aos seis minutos. O lance da penalidade, cometida por Quintero em Everton, gerou certa polêmica, com direito a cartão para o técnico do Fortaleza, Rogério Ceni. Na cobrança, Felipe Alves defendeu a primeira cobrança, que precisou ser novamente feita após invasão do atacante gremista Luiz Fernando, que marcou no rebote. Na segunda oportunidade, o centroavante não perdoou.

Pouco tempo depois do empate, o jogo melhorou, com ambas as equipes criando jogadas. O panorama da partida se alterou quando aos 25 minutos da etapa final, uma discussão entre Gabriel Dias, do Fortaleza, e Luiz Fernando, do Grêmio, em que o gremista tentou dar uma cabeçada no defensor do Tricolor Cearense, terminou a expulsão dos dois jogadores.


Quando a partida iniciou, o Fortaleza teria dois tabus para quebrar: o de tentar emendar a segunda vitória consecutiva pela primeira vez neste Brasileiro e de buscar pontuar pela primeira vez contra o Grêmio em solo gaúcho. Se não conseguiu quebrar tabus, o empate fez o Fortaleza ficar no décimo lugar, com 12 pontos, já o Grêmio foi para 12º na classificação com a mesma pontuação. Passado o jogo contra o Tricolor Gaúcho, o Fortaleza enfrenta, em casa, no sábado, 19, o Internacional, pela 11º rodada do campeonato.
O jogo

Antes da bola rolar, a missão do Fortaleza parecia complicada, ainda mais com os desfalques no time titular, do volante Felipe, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, do lateral Tinga, que voltou a sair de jogo lesionado na coxa. O Grêmio, do técnico Renato Portaluppi, escalou o time titular com o único desfalque do suspenso Matheus Henrique, ainda que se esperasse alguns nomes poupados para a partida dos gaúchos pela Copa Libertadores na quarta-feira, 16.

O Grêmio começou a partida tentando impor seu ritmo de jogo com toques de bola no meio de campo. A ideia do time de Renato era envolver o Tricolor do Pici. As tentativas de saída do Fortaleza para o ataque eram aproveitando as brechas deixadas pelo lateral-direito Orejuela, através de lançamentos para Osvaldo.

Porém, em suma, os primeiros 15 minutos foram dominados pelo Grêmio, que tinha maior posse de bola, mas com toques lentos, não conseguia transpor a defesa tricolor que conseguia rebater as enfiadas dos meias gaúchos. Também por isso, o time não concluiu as jogadas com perigo.

Já o Fortaleza, aos 16 minutos, abriu o placar. Osvaldo dominou a bola no lado esquerdo, tentou cruzar de perna direita, mas, sem toques dos atacantes tricolores, a bola foi direto para o gol. O gol deu tranquilidade ao Leão, que se compactou ainda mais nas defesas e a apostar mais ainda nos revides.

Lançado ao ataque, o time de Renato Gaúcho ainda viu David perder uma chance clara no contra-golpe poucos minutos após a abertura do placar.

O Grêmio só chegou de forma efetiva ao 28 minutos, quando Alisson recebeu cruzamento de Diego Souza e finalizou para Felipe Alves fazer uma grande defesa e manter o placar.

Com uma lesão muscular, o volante Maicon saiu aos 32 minutos para a entrada de Robinho. Perdendo o principal organizador do time, o Grêmio precisou se reorganizar e encontrou ainda mais dificuldades para formular jogadas. Tanto que até o fim do primeiro tempo não conseguiu mais finalizar na meta defendida por Felipe Alves.

Na volta do intervalo, o técnico do Imortal promoveu a substituição de Isaque pelo atacante Luiz Fernando. E logo com um minuto e meio de jogo, o árbitro marcou pênalti de Quintero sobre Everton. Muito contestada pelo banco de reservas do Fortaleza, o técnico Rogério Ceni tomou cartão amarelo.

A penalidade foi defendida por Felipe Alves, no entanto, Luis Fernando, no seu primeiro toque na bola, conferiu o rebote direto para o gol.

A reviravolta ficou por conta do VAR, que revisou o gol, marcando a invasão do jogador do Grêmio e mandou a cobrança ser repetida. Na segunda cobrança, Diego Souza não perdoou e mandou direto para as redes, empatando o jogo em 1 a 1, aos seis minutos.

A partir do gol de empate, o Grêmio melhorou e passou a atacar em busca da virada. O time gaúcho investia em cruzamentos na área. Já o Leão buscava sair em velocidade nos contra-ataques.

O Grêmio ainda conseguiu uma chegada perigosa aos 21 minutos. Após uma saída de bola errada de Juninho, Luiz Fernando concluiu, mas foi barrado pela defesa.

Aos 25 minutos, o jogo passou a mudar. Após discussão entre Gabriel Dias, do Fortaleza, e Luiz Fernando, do Grêmio, em que o gremista tentou dar uma cabeçada no defensor do Tricolor Cearense. Com a expulsão, Ceni mexeu na equipe: tirou a referência do ataque, Wellington Paulista para a entrada de Marlon na ala direita. Também saiu David para a entrada de Yuri César.

Poucos minutos depois, aos 30, o treinador do Fortaleza ainda colocou no jogo o volante Derley no lugar de Osvaldo. As três mudanças deixaram o time ainda mais fechado para segurar o empate.

-Ficha Técnica
GRÊMIO

4-2-3-1
Vanderley; Orejuela (Guilherme Azevedo), Geromel, David Braz, Bruno Cortez; Darlan, Maicon (Robinho); Alisson, Isaque (Luiz Fernando), Everton (Ferreira); Diego Souza.
Técnico: Renato Portaluppi

FORTALEZA

4-2-4
Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Paulão, Carlinhos (Bruno Melo); Ronald (Luiz Henrique), Juninho; David (Yuri César), Romarinho, Osvaldo (Derley) e Wellington Paulista (Marlon).
Técnico: Rogério Ceni

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Data: 13/9/2020
Horário: 16 horas
Árbitro: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartões amarelos: Robinho (GRE); Derley, Osvaldo (FOR)
Cartões vermelhos: Luiz Fernando (GRE); Gabriel Dias (FOR)
Renda e Público: Não há público no estádio devido a pandemia do novo coronavírus

O POVO 

Comentários