Récem nascida prematura recebe alta após mais de três meses internada em Sobral




Legenda: A pequena nasceu prematura extrema, com 25 semanas de gestação (6 meses) e 640 gramas
Foto: Divulgação






A emoção tomou conta da alta médica da pequena Maria Lis, na última semana, após mais de três meses internada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, na região Norte. A recém-nascida veio ao mundo em 2 de junho, com apenas 25 semanas de gestação - seis meses -, e 640 gramas. Por conta da prematuridade, ela precisou ficar dois meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.

Durante o processo, a pequena contou com todos os cuidados dos profissionais da Santa Casa e da mãe Tainá Fernandes, natural do município de Crateús.

Tainá teve complicações na cesariana por conta da hipertensão materna, situação que oferece riscos à vida da mãe e da criança. Assim que nasceu, a recém-nascida precisou ficar entubada, na UTI. A médica residente de Neonatologia do hospital, Dra. Ana Luísa, acompanhou todo o tratamento da pequena e conta que a mãe sempre fez questão de estar ao lado da filha.



"Ela veio ao mundo bem prematurinha. Foram três meses muito intensos, de muitas batalhas vencidas. Tratamento para amadurecer pulmão, para várias infecções, até a fase de recuperação nutricional para ganhar bastante peso".





Legenda: A média Ana Luísa acompanhou todo o tratamento de Maria Lis.
Foto: Divulgação


Recuperação

Felizmente, a pequena conseguiu ganhar peso e se recuperar, podendo receber alta médica, na última terça-feira (8). "Foi uma série de profissionais envolvidos e a família, também, esteve muito presente e dedicada. Foi uma vitória para todos nós mandar a Lis para casa com tanta saúde. A gente só deseja o melhor para ela daqui em diante", destaca a médica.

A bebê atingiu os 1,800 kg, sem nenhuma sequela. A mãe, Tainá Fernandes, agradeceu os profissionais pelo cuidado, no momento da alta. “Presenciar a dedicação dos profissionais com o tratamento da Maria Lis e poder ver todo o esforço e carinho neste momento que ela recebe alta é emocionante. Eu só tenho a agradecer pelo cuidado”, comemorou.

O Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral é uma instituição filantrópica referência em atendimentos de Alta Complexidade em Traumato-ortopedia, Obstetrícia, Neurocirurgia, Oncologia, Cardiologia e Terapia Renal Substitutiva. A unidade atende uma população de mais e 1,7 mi habitantes, dos 55 municípios da macrorregião de saúde de Sobral.
Prematuridade e idade gestacional
Prematuro limítrofe: entre 37 e 38 semanas;
Prematuro moderado: entre 31 e 36 semanas;
Prematuro extremo: entre 24 e 30 semanas.

As informações de prematuridade e idade gestacional são da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Responsáveis, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros.

Comentários