Vale Título: Ceará e Fortaleza se enfrentam no primeiro jogo da final Cearense


Samuel Xavier: "Clássico e final são decididos em detalhes"

Ceará e Fortaleza entram em campo hoje, às 21h30min, no Castelão, para travarem o primeiro jogo da final do Campeonato Cearense 2020. É decisão, vale título. Mais uma vez na temporada, a terceira no ano, o duelo não terá a arquibancada preenchida por torcedores devido aos protocolos de segurança em meio à pandemia do novo coronavírus.

Apesar do cenário de decisão, o quinto Clássico-Rei da temporada tem dividido as opiniões entre torcedores das duas equipes. A rivalidade centenária construída por anos de disputa e desejo pelo título do Estadual em cima do maior rival foi deixada de lado por parte das torcidas, que deu de ombros para o "manjadinho" e pediu time reserva na final, em publicações nas redes sociais. A ideia seria preservar os titulares para a Série A do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.



O momento da divulgação das escalações, liberadas cerca de uma hora antes da partida, tende a ser um dos mais aguardados para o primeiro jogo da final do Estadual. Entretanto, a briga de argumentos sobre titulares e reservas parece ocupar apenas os debates entre torcedores e dos programas esportivos.

A tendência é de que os técnicos Guto Ferreira e Rogério Ceni escalem o que tiverem de melhor para a decisão. A mentalidade é poupar somente em caso de extrema necessidade. Os dois estão motivados para conquistar mais um título por Ceará e Fortaleza.


"Gordiola" pode levantar o segundo troféu pelo Alvinegro em menos de três meses após conquistar a Copa do Nordeste. Sob o comando dele, o Ceará chega para o confronto diante do maior rival após duas vitórias seguidas diante do maior rival — na semifinal do Nordestão e no primeiro turno da Série A.

Atual campeão estadual, Ceni mira o quarto título como comandante do Tricolor. Além de conquistar mais uma vez o Cearense, o técnico busca voltar a vencer um clássico na temporada. Dos quatro encontros até aqui, o Leão venceu apenas um, na fase de grupos do Estadual, já com o rival sendo treinado por Guto, e empatou na etapa inicial do Nordestão, quando o treinador era Argel Fucks.

Os elencos também entendem o peso da decisão. "A gente sabe da importância que é vencer um Clássico e ainda conquistar o título. É importante não somente estar na final, mas conquistar o título. Clássico e final são decididos em detalhes. Cabe a nós estarmos preparados para nos sagramos campeões", comentou ontem Samuel Xavier, em declaração cedida pela assessoria do clube.

O goleiro do Fortaleza, Felipe Alves, também valoriza a decisão e acha que quando tem taça em jogo é importante usar força máxima. "Ninguém poupa ninguém numa final, você luta o campeonato inteiro para chegar nas finais para poder usar o melhor que você tem. Uma final grava o seu nome na história do clube, é um título a mais para o clube e todo mundo quer isso. É o que todo mundo almeja o tempo todo dentro das competições que está disputando. Se tem um jogo em que não se poupa ninguém é numa final de campeonato. Pelo menos é assim que eu vejo", disse.

O POVO 

Comentários