Vina e sistema defensivo brilham, Ceará vence Flamengo e sobe na tabela



Jogadores do Ceará comemoram um dos gols da equipe na vitória sobre o Flamengo (Foto:Fabio Lima/O POVO) (Foto: Fabio Lima)

Em grande estilo o Ceará voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, no Castelão, superou o Flamengo por 2 a 0 e assim atingiu os 13 pontos na tabela, assumindo a nona colocação. Vina, com duas assistências precisas, foi um dos principais destaques do ótimo resultado conseguido pelo Alvinegro, que viu os gols serem marcados por Luiz Otávio e Charles, ambos na segunda etapa. O sistema defensivo do time - com participação de todos os atletas que entraram em campo - foi muito bem e organizado, responsável direto pelo controle da partida e a soma dos três pontos.

No primeiro tempo, o Ceará não conseguiu agredir o Flamengo com qualidade. Sem criatividade ofensiva - Leandro Carvalho, Cleber e Vina estiveram discretos - o time facilitou a marcação do adversário, tanto que o goleiro César não teve nenhum trabalho relevante nas quatro finalizações da equipe.

Já em relação ao sistema defensivo, o Alvinegro esteve bem, conseguindo impedir as principais jogadas de ataque do Flamengo, que teve duas boas oportunidades, ambas desperdiçadas por Gabigol com finalizações para fora. A primeira aos 11 minutos (cabeçada na entrada da pequena área) e a segunda aos 14 minutos (finalização de pé direito). O clube do Rio de Janeiro terminou a primeira etapa com oito finalizações, mas Fernando Prass também não trabalhou.


O segundo tempo foi bastante diferente e começou com o Ceará marcando bem a saída de bola do Flamengo, tanto que logo aos quatro minutos a equipe de Guto Ferreira abriu o placar, em bonito gol de cabeça de Luiz Otávio após cobrança de escanteio de Vina. Confiante, o Alvinegro ampliou logo depois, aos 11 minutos, gol marcado por Charles após outro ótimo passe, mais uma vez, de Vina, que atingiu a impressionante marca de 10 assistências na temporada (além dos nove gols que anotou).

A essa altura do jogo, o técnico do Flamengo, Domenec Torrent, já tinha colocado Pedro na vaga de Michael, mas a transição da equipe seguia lenta e o sistema defensivo do Ceará muito bem postado, impedindo quaisquer ações importantes contra a meta defendida por Fernando Prass. Apenas cruzamentos para a área faziam parte do repertório do atual campeão brasileiro.

O jogo seguida confortável para o Ceará e Guto Ferreira optou por sacar Vina e colocar Lima, aos 25 minutos. Pouco tempo depois foi a vez de Leandro Carvalho dar seu lugar a Mateus Gonçalves. Precisando tentar diminuir o placar, o Flamengo - já com Lincoln, Matheuzinho e Diego em campo - tinha mais a bola e tentava de todas as maneiras furar as linhas defensivas do Alvinegro, mas sem sucesso efetivo. Nas poucas vezes que conseguia levar algum perigo, encontrava Fernando Prass atento.

Na próxima quarta-feira, em Santa Catarina, o Ceará encara o Brusque, jogo de ida da Copa do Brasil em sua quarta fase. O Flamengo encara o Independiente Del Valle, pela Libertadores, na quinta-feira, fora de casa.

O POVO 

Comentários