Publicada licitação para Terminal de Passageiro do Novo Aeroporto Regional de Sobral






Iniciadas há pouco mais de dois meses, as obras de construção do Novo Aeroporto Regional de Sobral, na Zona Norte do estado, avançam para mais uma etapa, com o lançamento da licitação para construção do terminal de passageiros. A data de recebimento das propostas está marcada para o dia 17 de dezembro, na Comissão Central de Licitações da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Enquanto isso, os trabalhos de implantação da pista e do acesso seguem avançando. No momento, estão sendo realizados serviços de terraplenagem na área, que possui 143 hectares e fica a 13 quilômetros da Av. Perimetral de Sobral.

A estratégia para viabilização do empreendimento Novo Aeroporto Regional de Sobral prevê a sua execução através de três licitações, em princípio. A principal, já finalizada e com serviços em andamento, prevê a implantação da pista de pouso e decolagem de 1.800m x 30m, acesso de 2,7 km, pátio de aeronaves, taxiamento, balizamento noturno e SESCINC (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio).


A segunda licitação, que está com edital publicado, tem como objeto a construção do Terminal de Passageiros. E um terceiro certame será lançado, oportunamente, para aquisição de mobiliário e equipamentos.

“Esse projeto, prioridade para o Governador Camilo Santana, será fundamental para ajudar no desenvolvimento econômico não só de Sobral, mas de toda a Zona Norte. Será um aeroporto bem mais amplo e moderno, com capacidade para atender as atuais e futuras necessidades dessa região do estado, que conta com indústrias, universidades, hospitais e outros equipamentos de abrangência regional”, explica o Secretário da Infraestrutura do Estado, Lucio Gomes.

Nesta primeira etapa, foi contratado o Consórcio RF/JZ, formado pelas empresas R. Furlani Engenharia Ltda. e JZ Engenharia e Comércio Ltda. Para a execução dos serviços, está sendo priorizada a mão de obra local – atualmente, há 148 colaboradores contratados. A estimativa é que a obra seja concluída no início de 2022.
Plano urbanístico

Quando o novo aeroporto entrar em operação, a área do atual aeródromo será integrada à malha urbana de Sobral.


“Esse vai ser mais um importante efeito da mudança do aeroporto, pois vai permitir o prolongamento de algumas ruas e avenidas, ligá-las a Avenida Perimetral, incorporando vários hectares ao perímetro urbano, já adensado. Será uma revolução na urbanização daquele lado da cidade”, completou o Secretário Lucio Gomes. Para isso, um plano de reutilização dos 17,3 hectares foi entregue pelo Governo do Estado à Prefeitura de Sobral, no intuito de colaborar na promoção da integração do espaço do atual aeroporto à cidade, através de uma ocupação ordenada, gerando desenvolvimento econômico e social.









(*)com informação do Governo do Estado do Ceará

Comentários