Sarto diz que pretende ser um prefeito "para todos e todas"




Legenda: Sarto Nogueira e o vice, Élcio Batista
Foto: Foto: Helene Santos



Sarto Nogueira (PDT), que venceu as eleições para prefeito de Fortaleza com 51,69%, comentou o resultado reforçando que "campanha passou, eleição passou, não se contrói o futuro olhando pelo retrovisor". Em entrevista no comitê após o fim da apuração das urnas, Sarto destacou que pretende "reconstruir essa cidade, com pacificação, com tolerância, compreendendo as diferenças que nós temos".

"Eu acho que tem muitas lições que a gente deve tirar de uma campanha majoritária. Um país com pensamento dividido, ainda cheio de dores de recentes eleições, mas eu creio que [a lição] é tentar desestimular essa intolerância", reforçou.



Durante a coletiva, o candidato vencedor destacou que pretende ser "prefeito de todos e de todas". Sarto foi eleito com 51,69% do total, com 668.652 votos. O opositor, Capitão Wagner (Pros), teve 624.892 votos, com 48,31%. A diferença entre os dois foi de 43.760 votos.

"Eu vou procurar unir essa cidade, compreendendo as suas desigualdades, que são históricas, mas vou avançar naquilo que o prefeito Roberto Cláudio brilhantemente fez, que é uma gestão voltada para quem mais precisa, e eu vou procurar avançar nesse sentido".
Transição

Sobre a transição, Sarto diz que deverá correr contra o tempo, pois a posse já ocorre em um intervalo de um mês. "Os nomes serão eu acho que a última etapa pra esse processo. Evidentemente a área técnica é fundamental, e nomes a gente vai saber lá na última etapa, finalzinho de dezembro, a gente vai evoluir pra isso".



A recuperação econômica deverá ser prioridade na gestão, pontua o agora eleito prefeito. Sarto ainda destacou que buscará disponibilizar a vacina para a população de Fortaleza.

"Prioridade é, como eu disse, paralelamente, recuperação econômica, porque nós temos aí uma crise, e preservação dessa monitoração da saúde. Cuidar da saúde. Ainda estamos na pandemia. E assim que se viabilize pelas autoridades sanitárias, comprar a vacina e disponibilizar pra toda a população de Fortaleza. Priorizar certos setores, a área da saúde, profissionais de saúde, idosos e gestantes, e avançar também naquela questão do calendário escolar de retorno seguro às escolas com a recuperação do calendário escolar. Acho que são três pilares fundamentais que a gente deve encarar a partir de agora".

A parceria com o Governo do Estado foi destacada também na fala de Sarto: "Parceria (com o Estado) será reforçada. Até porque eu tive o privilégio de ser vice-líder do governador Camilo e sou presidente da Assembleia. E, desde sempre a gente tem estabelecido diálogo diário, frequente, para avançar nas conquistas que o Ceará está tendo e nós vamos evoluir nessa parceria".

Comentários