À espera da Globo, FCF discute direitos de transmissão do estadual com afiliada do SBT


FORTALEZA, CE, BRASIL, 21.10.2020: Fortaleza x Ceará na Arena Castelão, Final do Campeonato Cearense, jogo 2. Em época de COVID-19. Taça do vencedor do campeonato cearense 2020. (Foto: Júlio Caesar / O POVO). (Foto: JÚLIO CAESAR)

Com o encerramento do contrato de direitos de transmissão do Campeonato Cearense, a Federação Cearense de Futebol (FCF) estuda o futuro comercial da competição para a partir de 2021. À espera de uma posição do Grupo Globo, a entidade iniciou conversas com a afiliada local do SBT sobre a exibição do Estadual, apurou o Esportes O POVO.

Detentora dos direitos há anos, o Sistema Verdes Mares - que divide as transmissões entre TV Verdes Mares e TV Diário - já se reuniu com a FCF e sinalizou interesse em renovar a parceria, mas avisou que aguarda aval financeiro da chefia do Esporte da Globo, no Rio de Janeiro. Caso a posição da sede nacional seja negativa, o SVM admite que teria que negociar em outros termos, com valores menores.

Donos das maiores cotas - R$ 600 mil cada -, Ceará e Fortaleza indicaram que aceitaram estender o vínculo nessa base. Os clubes ponderam que a atual fórmula do Cearense, em que entram na segunda fase devido à Copa do Nordeste, deixa a emissora com jogos de pouca atratividade durante quase metade da competição. Além disso, em 2021, semifinal e final serão em jogo único.


No entanto, tanto alvinegros quanto tricolores desejam rediscutir a questão do streaming. A quantidade de jogos das equipes em Fortaleza sem transmissão incomodou os dirigentes e os torcedores neste ano. Na retomada do futebol após a paralisação devido à pandemia do Covid-19, a emissora liberou o sinal para que os clubes fizessem a exibição pelo YouTube.

Vovô e Leão não definiram se pretendem ir ao mercado em busca de interessados pelos direitos de internet ou se fariam as próprias transmissões. No momento, a intenção é selar um acordo que permita possibilidades de negociações, sem amarras.

O Sistema Verdes Mares, porém, ainda não respondeu, o que abriu margem para movimentações no mercado. Nesta quinta-feira, 17, o presidente da FCF, Mauro Carmélio, foi à sede do Sistema Jangadeiro e se reuniu com executivos do grupo para tratar sobre os direitos de transmissão do Estadual, apurou o Esportes O POVO.

A afiliada local do SBT já exibe jogos dos clubes cearenses na Copa do Nordeste e viu o grupo nacional adquirir os direitos da Copa Libertadores. Os bons índices de audiência no Nordestão, inclusive, fizeram a entidade máxima do futebol do Estado enxergar a possibilidade com bons olhos. A Jangadeiro não pretende protelar as negociações e deve enviar proposta oficial na próxima semana.

"Nós estamos trabalhando nesse sentido. Estamos conversando não só com a detentora dos direitos, o Sistema Verdes Mares, mas também com outras empresas, já que o contrato foi encerrado. Nós temos que procurar o melhor para os clubes e também para o Sindicato dos Atletas, Sindicato dos Árbitros... Todos os valores que possam ser repassados dessa competição e dando condições para a Federação trabalhar com Série B, Série C e futebol de base", ponderou Mauro Carmélio, ao O POVO, após a reunião do Conselho Técnico do Campeonato Cearense, na última segunda-feira, 14.

Comentários