Meruoca: Secretaria de Cultura realizou no último dia 06 de janeiro "Dia de Reis"



A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude realizou no dia 06 de janeiro, a live cultural do grupo de projeção cultural natalino PASTORIL LUZ DA SERRA, uma celebração ao dia de reis, comemorado no dia 06 de janeiro.
📌O pastoril luz da serra, é um grupo meruoquense, existente há 07 anos, reúne em seu elenco, crianças, jovens e adultos, promove em suas ações formações em cultura e arte, além de atuar no fomento as tradições culturais desta manifestação da cultura popular que vem se mantendo ativo ao longo dos anos. O grupo é um dos contemplados pela de Lei Federal nº 14.017/2020 de 29 de junho de 2020, Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. O projeto tem como proponente a artista meruoquense Luziana Matos e como parceiros, Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude de Meruoca, Criarte's produções e eventos e Meru mídias.
🎭O pastoril é uma das manifestações da cultura popular do ciclo natalino, representa o caminho percorrido por pastoras e reis magos á Belém, onde guiados pela estrela seguem em dois cordões, sendo eles encarnado e azul, bailando entre os dois vem a bela Diana, que representa a junção dos cordões. O pastoril traz em toda sua apresentação, cantos de louvores, preces e orações, unindo dança, teatro e música em toda sua composição.
É o viver de arte reverberando arte, transbordando afetos e abraçando as potencialidades da cultura de Meruoca!



Comentários