ButanVac ; previsão de uso da vacina em julho é 'muito otimista', alerta pesquisadores da Fiocruz



Embalagem promocional da ButanvacCredit...Governo de SP


Por Jornal do Brasil





Para Croda, é improvável que o Instituto Butantan consiga realizar as três fases de testes clínicos até julho.

"A gente precisa de dados de eficácia. Então vai precisar de um tempo, mais ou menos de 3 a 6 meses, se tiver circulação viral alta. Então não vai dar tempo de fazer esses estudos já com finalização de dados de eficácia", analisou Croda.

As duas primeiras fases podem ser conduzidas de maneira simultânea e concluídas em até dois meses. A terceira fase, no entanto, requer cerca de três meses para ser finalizada. O início da aplicação da vacina no mês de agosto seria uma previsão mais realista, segundo Croda.

"Não é tão rápido que isso acontece. Apesar da capacidade de produção existir pelo Instituto Butantan, por usar tecnologia similar à vacina da gripe, a gente precisa de tempo desses estudos de fase três para evidenciar a eficácia da vacina, assim como foi feita com a CoronaVac", destacou o pesquisador.

Em anúncio realizado hoje (26), o Instituto Butantan e o governo de São Paulo divulgaram que pretendem iniciar os testes com a vacina ButanVac no mês de abril.



Segundo Doria, o pedido de liberação para o início dos testes será enviado ainda hoje (26) para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A expectativa é que a fase dois de testes também comece em abril, com 1,8 mil voluntários. Na fase três, até nove mil pessoas vão participar.(com agência Sputnik Brasil)

Comentários