Conta de energia terá novo formato





Promessa de agilidade na identificação dos pagamentos e, também, da suspensão de corte da energia de clientes é destacada pela Enel (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um tamanho maior e mais dados sobre os meses de consumo devem chamar atenção para a nova conta de energia dos cearenses nos próximos meses. Mas a novidade está no código de barras, que promete mais agilidade na identificação dos pagamentos, segundo explica Marcio Lisandro, gerente de serviços ao cliente da Enel Ceará.

"A mudança mais significativa é do meio de pagamento, saímos do utilities (classificação de pagamento para serviços essenciais, como energia) para boleto bancário. É uma baixa mais rápida e segurança maior no fluxo de pagamento. Por exemplo, o cliente apto para o corte, a gente recebendo a informação (de pagamento), já susta o corte a caminho. Já no caso do cliente já cortado, identifica de forma automática (o pagamento)", explica.



Os clientes com débito em conta ou que pagam o boleto por meios eletrônicos (internet bank e app mobile) não devem se preocupar, de acordo com o gerente de serviços. Isso porque os sistemas identificam o código de barras e fazem a leitura para pagamento normalmente.



"O novo layout não altera a forma de entrega, os dados da conta e os canais de pagamento disponíveis", assegura a Enel.

Cuidados

Lisandro observa, no entanto, que, ao receber a conta, o cliente deve esperar até 12h para poder efetuar o pagamento. A explicação está na geração e autenticação do código de barras do boleto pelo Banco do Brasil, com quem a Enel opera as contas.

"Se o cliente pagar de imediato, vai dar que não reconhece o boleto. Por isso estamos pedindo para esperar 12h. Estamos trabalhando para reduzir este tempo, mas enquanto não conseguimos, precisamos esperar", informa.

Outro cuidado que o cliente deve ter é observar o tamanho da conta e saber que o boleto não vem sem as informações sobre impostos pagos, meses de consumo e demais dados que já vinham apresentados antes.

Nesta semana, Maranguape e Caucaia já receberam a conta com o novo formato. Mas, de acordo com a Enel, até abril, os clientes de todo o Ceará devem contar com a novidade.

Canais de atendimento

Em caso de dúvida, a companhia indica o atendimento pelos canais como aplicativo Enel Ceará - disponível para aparelhos Android e iOS; pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr); além dos telefones 0800.285.0196 e (21) 99601-9608 (WhatsApp)

O POVO 

Comentários