Técnica de enfermagem enfrenta chuva e até sobe em cerca para vacinar idoso contra Covid-19 no interior do ceará (Granja)




A técnica de enfermagem Maria de Jesus Rocha de Oliveira, atua no município de Granja desde 2013. O desejo pela área de saúde era um sonho de infância. Desde 2020, ela é uma das profissionais na linha de frente no combate ao coronavírus. Para poder vacinar idosos, Maria já enfrentou chuvas e até foi barrada por um riacho que transbordou.



Na última terça-feira (23), ela vacinou o agricultor Raimundo Luiz Teles, 73 anos, em um dia chuvoso. A equipe de saúde foi até a casa do idoso, na localidade de Iapara, e ele não se encontrava. Parentes informaram que o homem cuidava da plantação de arroz e milho. Logo, ela caminhou até o plantio.


Chegando na plantação, Raimundo Luiz estava capinando uma grande área verde. Como o terreno era cercado com madeira e para facilitar a mobilidade do idoso, a técnica de enfermagem subiu na cerca para aplicar o imunizante contra a Covid-19 no agricultor.



Outro ponto de difícil acesso por conta das chuvas foi a casa da aposentada Maria Neusa da Costa, na localidade de Tapequê, cerca de 20 km de Granja. Ela reside com quatro filhos e o esposo e faz chapéus para ajudar na renda familiar. "Para chegar até a casa dela e muito difícil, pois o caminho é muito ruim e no inverno fica ainda mais difícil", conta a técnica de enfermagem


Em Granja, distante 332 km de Fortaleza, foram vacinados 2.901 e 630 profissionais de saúde. O número de imunizantes recebidos até o momento é de 4.664. Nesta etapa da campanha, o público-alvo é de 5.762, sendo cinco mil idosos. Desde o início da pandemia até as 18h desta terça-feira (24), o município registrou 49 óbitos confirmados. Já foram 1.618 casos confirmados até o momento.


Diário do Nordeste

Comentários