Comitê acompanha cenário da Covid-19 no Ceará e Camilo anuncia, neste domingo , novo decreto





O comitê que determina o decreto estadual de enfrentamento à Covid está acompanhando o cenário da pandemia no Ceará e vai anunciar, na noite deste domingo (04), quais serão as medidas adotadas a partir da próxima semana. O atual decreto, que determina medidas mais rígidas e proíbe a circulação de pessoas nos municípios cearenses, segue até este domingo (04). Com isso, apenas as atividades essenciais estão autorizadas a funcionar no Estado.

+Veja alguns dos serviços autorizados a funcionar:
Indústria
Farmácias
Supermercados
Construção civil
Serviços de órgãos de imprensa e meios de comunicação e telecomunicação em geral
Call center;
Estabelecimentos médicos, odontológicos para serviços de emergência, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, clínicas de fisioterapia e de vacinação;
Serviços de “drive thru” em lanchonetes e estabelecimentos congêneres;
Lojas de conveniências de postos de combustíveis, vedado o atendimento a clientes para lanches ou refeição no local;
Lojas de departamento que possuam, comprovadamente, setores destinados à venda de produtos alimentícios;
Comércio de material de construção;
Empresas de serviços de manutenção de elevadores;
Correios;
Distribuidoras e revendedoras de água e gás;



O comitê tem a participação da presidente do Tribunal de Justiça; presidente da Assembleia; prefeito de Fortaleza; Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal, além dos secretários da Saúde do Estado e do Município, e outros integrantes da equipe.


O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), disse que ainda há “uma pressão enorme no sistema de saúde”, em relação aos pedidos de internação. O chefe do executivo define o momento como “delicado”.


“Tivemos um debate bastante profundo, rico, com os dados dessa pandemia, e os números seguem uma tendência de estabilização, mas ainda é um momento muito delicado, pois ainda há uma pressão enorme no sistema de saúde, e pedidos de internação. Faremos uma nova reunião neste Domingo de Páscoa, e com a atualização dos dados ao final do dia, analisaremos o que mudou, para que o Comitê – que funciona há mais de um ano deliberando ao respeitar a ciência – possa tomar uma decisão com segurança, sem retrocesso”, apontou Camilo.

Casos confirmados

O estado já registra 548.635 casos confirmados da doença e 14.334 mortes desde o início da pandemia. Em relação aos pacientes recuperados, são quase 389 mil que conseguiram vencer a Covid-19.

Leitos Covid-19

O Governo do Ceará segue entregando diariamente novos leitos exclusivos para atender a pacientes com Covid-19. Camilo listou que o sistema estadual de saúde e suas unidades de saúde conveniadas contam com um total de 4.798 leitos exclusivos, sendo 3.543 de enfermaria e mais 1.255 leitos de UTI. Camilo anunciou que na próxima semana o Estado deve chegar a 5 mil leitos exclusivos Covid.

Ceará Agora 

Comentários